Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Estamos habituados a nos organizar em sociedade por meio da interação uns com os outros, faz parte do nosso costume. Portanto, é natural sentir um certo desconforto proveniente do distanciamento. Isso pode ocasionar algumas respostas físicas e cognitivas capazes de afetar tanto nosso sistema imunológico quanto o equilíbrio emocional. Como proteger a mente em um momento de crise?

Um dos sentimentos mais comuns nesse período é a ansiedade. “Trata-se do excesso de futuro. É quando temos uma preocupação exagerada sobre as coisas do porvir, as quais não temos controle nem respostas ou estamos esperando acontecer. Quando não controlamos esse processo, podemos ter vários sintomas como fadiga, estafa e estresse” explica Leandro Cunha, especialista em inteligência emocional.

A importância da rotina

Segundo pesquisa conduzida pelo Grupo Abril, 86% das pessoas enfrentam alguma dificuldade na rotina por causa da pandemia. A incapacidade de relaxar e a pressão por causa das finanças são os aspectos mais apontados. Nesse sentido, algumas dicas podem ajudar. 

Para quem entrou no regime de home office, as palavras de ordem são: foco e responsabilidade. Entretanto, nessa fase é difícil manter-se centrado em face de  diversos fatores, como a possibilidade de recessão, os filhos em casa por causa das escolas fechadas e o próprio confinamento. Tudo isso interfere na performance laboral.

“É preciso estabelecer uma rotina, ter disciplina com o horário para começar, para o intervalo e para terminar. Também é importante deixar as coisas muito bem organizadas, saber e entender como foi a produtividade durante o dia e qual será a agenda de amanhã. Assim, procurar o equilíbrio de alguma forma”, orienta Daniel Azevedo, especialista em liderança.

Excesso de notícias

Outro ponto relevante é tentar diminuir a quantidade de informações desnecessárias, pois isso pode gerar um quadro de esgotamento. A indicação é buscar se informar uma vez ao dia. O excesso de notícias é capaz de ativar um estado de alerta exagerado, prejudicando a capacidade do corpo de relaxamento. Assim, procure pensar no isolamento como algo benéfico para o bem comum e lembrar: tudo voltará ao normal em algum momento.

Também vale a pena evitar o ócio. Se o trabalho foi suspenso, procure alternativas, como tarefas manuais, exercícios físicos possíveis de serem feitos em casa, leituras, jogos etc. Encontre atividades para distrair sua cabeça e evitar o desânimo. Afinal, a solidão faz parte do nosso estado sentimental, mas em excesso ela pode produzir tristeza e potencializar traços depressivos inerentes a cada ser humano.

Aproveite o momento para aprimorar suas competências. Aqui no site há vários cursos gratuitos para te auxiliar nessa missão. “Falar em Público: encare esse desafio!” é um deles. Ele em como objetivo estimular a superação da dificuldade de comunicação frente a outras pessoas. 

Identifique as emoções

Com a meta de cuidar melhor do seu bem-estar, é relevante saber identificar e nomear os sentimentos, compreendendo qual a sua origem. Dessa maneira, pode-se organizar as emoções e não se perder em meio a elas. Na prática, é indicado ficar atento às suas reações e a possíveis mudanças no organismo como um todo.

Apesar de todas as dificuldades, tente não perder as esperanças e enxergar o cenário de forma otimista. Procure atividades para relaxar e, caso necessário, busque ajuda especializada. O mais importante é lembrar: tudo isso é temporário! 

Ficou interessado? Então, assista mais um programa “Conexão Ilimitada”, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete