Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Em diversas situações da vida é preciso colocar os pés no chão e raciocinar a melhor maneira de lidar com as questões passadas. Por isso, o autoconhecimento alinhado com diversas outras formas de ser positivo é extremamente importante para o desenvolvimento profissional e pessoal.

A palavra resiliência vem do latim: resilire e significa “ricochetear”. É a capacidade do indivíduo de lidar com problemas, se adaptar a mudanças, superar obstáculos, momentos difíceis e sobreviver. O termo veio da física para designar a capacidade presente em alguns materiais de absorver o impacto e retornar à forma original.

Já a resistência é um efeito ligado à força, oposição, tolerância e defesa. Essa expressão pode ser tanto uma qualidade quanto um defeito e isso vai depender da ocasião e razões para utilizar tal ato. Por exemplo, você pode resistir a situações de preconceito, opressão e injustiça, assim como insistir em uma opinião insensível visando benefícios próprios.

Em termos de carreira profissional e mundo corporativo, qual seria a melhor alternativa para desenvolver? O professor, Alexey Carvalho, diretor executivo da faculdade Anhanguera, esclarece: "as duas palavras são muito parecidas, mas completamente diferentes em significado". Para ele, pessoas resistentes podem ser mal vistas por serem duras demais, portanto, o ideal é ser resiliente.

De acordo com especialistas, pessoas com essa virtude têm maior senso de controle sobre sua existência, tornando-as mais dispostas a assumir riscos. Veja algumas dicas de como melhorar esse aspecto:

Mantenha-se flexível

Os resilientes esperam enfrentar desafios em diferentes pontos de suas vidas e são capazes de ajustar seus objetivos para encontrar maneiras de se adaptar. É uma característica fundamental para quem quer crescer e progredir. Afinal, para isso, é necessário sair da sua zona de conforto, correr alguns riscos e fazer apostas. 

Quando tentamos mudar, é comum errar, enfrentar dificuldades e topar com obstáculos. Portanto, sua capacidade de ser flexível nas mais diversas situações é imprescindível.

Lembre-se: não se trata de insistir em erros. É sobre aprender, adaptar-se e persistir, sem deixar eventuais fracassos afetarem sua autoestima e organização.


Tenha atitude positiva

Pense em formas de melhorar sua situação e depois faça isso. Não seja consumido pela negatividade, se esforce para encontrar soluções. Por exemplo, se o seu biscoito favorito estiver em falta, você pode olhar para isso como uma chance experimentar novos sabores.

Acredite em si mesmo

Tenha orgulho de suas habilidades e reconheça suas forças. Acreditar em si mesmo é fundamental para aumentar a confiança, autoestima e alcançar o sucesso. Com auto-convicção, ninguém será capaz de te impedir em suas conquistas.

Aprenda lições

Quando estiver passando por uma situação negativa, procure focar nos aprendizados provenientes dela. Deixe de se colocar como vítima e lamentar o ocorrido. Pergunte-se quais atitudes você poderia ter tomado para obter um resultado melhor.

É claro, trabalhar nisso sozinho pode ser um grande desafio, sendo assim, uma última dica é procurar um especialista para te ajudar caso não esteja dando conta sozinho. Veja uma frase para te inspirar: “Você diz estar deprimido – tudo isso é resiliência. Você tem o direito de se sentir confuso e virado do avesso. Isso não quer dizer estar com defeito – significa apenas ser humano.” – David Mitchell

Gostou do assunto? Coloque tudo em prática, assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas de estágio!

Compartilhe

Enquete