Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida. O especialista tem papel fundamental em diversos ramos da indústria. Em empresas ou no setor público, sua atuação ajuda a compreender o passado e projetar possibilidades para o futuro, buscando crescimento e soluções de possíveis problemas no percurso.

O perfil do economista

Esse profissional deve gostar de matérias como história e geografia, ter curiosidade sobre o funcionamento da sociedade e como ela se organiza, além de dominar a matemática para entender sobre os diversos tipos de cálculo, taxas de juros, câmbio e inflação. 

O estudante precisa apreciar leitura, teoria e estar sempre atualizado com as informações políticas e econômicas, sendo capaz de entender a situação do país e do mundo. Dessa forma, o aluno terá mais facilidade para analisar o cenário das organizações onde for atuar.

Estudos e especialização

O curso é do tipo bacharelado e tem duração média de quatro anos. A faculdade é composta essencialmente por disciplinas teóricas, exigindo muita dedicação e foco aos estudos. A estrutura curricular e as matérias da grade podem variar um pouco conforme a instituição de ensino. Contudo, podemos destacar algumas disciplinas da grade curricular como: sistemas econômicos, cálculo, instituições de direito, matemática financeira, estatística, análise do mercado financeiro, análise de balanço, teoria política e sociologia.

Após a graduação, o profissional pode fazer especialização nas seguintes áreas: mercado de ações, economia internacional, comércio exterior, planejamento econômico, matemática financeira, etc.

Estágio

O estudante pode fazer estágio remunerado! O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), ajuda com essa etapa. As oportunidades oferecem uma bolsa auxílio, recesso remunerado, auxílio transporte e tem carga horária de até seis horas diárias e trinta semanais.

De acordo com pesquisa realizada pelo Nube, Economia nunca saiu do ranking das dez maiores bolsa-auxilio do Brasil! A média da última pesquisa foi de R$ 1.613,14.

Mercado de trabalho

O mercado tem absorvido recém-formados, principalmente nas áreas de finanças e análises de empresas. O formando pode trabalhar tanto em companhias como no governo, sistema financeiro, meio acadêmico e até em instituições internacionais. Para isso, é importante estar em constante capacitação, afinal, o sistema econômico muda todos os dias.

A ocupação está regulamentada pela Lei nº 1.411, de 13 de agosto de 1951. Para exercê-la, é necessário concluir a graduação de nível superior e obter o registro profissional junto ao Conselho Regional de Economia (Corecon) do estado onde trabalha.

Segundo pesquisa do portal Salario junto a dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), um Economista ganha em média R$ 6.860,96 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de 42 horas semanais. Contudo, isso vai depender de muitos fatores, desde o porte da empresa e o tipo de instituição.

Portanto, se essa profissão tem tudo a ver com você, siga em frente e boa sorte! Conte com o Nube para o seu crescimento e lembre-se de refletir bastante antes de fazer sua escolha. Acompanhe a TV Nube para mais dicas!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe e nos conte sua opinião! Assista o Carreira de A a Z para conhecer um pouco mais sobre o curso de economia. Aproveite e concorra às melhores vagas de estágio!

Compartilhe

Assista também

Enquete