Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Você lida bem com o seu bolso? A resposta a essa pergunta pode dizer muito sobre sua vida financeira e seus objetivos. Ter uma boa relação com dinheiro faz rendê-lo mais no final do mês, tarefa nem sempre fácil de se cumprir. Não controlar os seus gastos pode aumentar os riscos de ter contas atrasadas, juros e o mal-estar na vida pessoal. Para ter um bom plano econômico, duas coisas são essenciais: planejamento e organização.

Seu patrimônio deve ser prioridade, principalmente em tempos de crise. A incerteza desse momento exige cautela para evitar o saldo negativo no banco e até mesmo a perda de bens. Sem um controle, os gastos acima do possível se tornam algo comum e logo é necessário fazer cortes. Agora é hora de parar e avaliar como anda a organização das faturas de casa para ajudar a controlar a situação e evitar contratempos.

Esses dois conceitos darão uma visão aprimorada sobre a origem das suas receitas, identificando comportamentos negativos. A personal organizer, Juliana Aragon ensina algumas dicas: "Não perder os vencimentos e não se enrolar com os juros é muito importante. Vale usar agendas virtuais, agendas físicas, planilhas e aplicativos. Qualquer ferramenta ajuda com as informações necessárias como datas e outros."

O planejamento consiste em uma série de atitudes para projetar uma situação futura e traçar estratégias comportamentais para o objetivo ser alcançado, ou seja, é  uma questão de educação. Para isso acontecer, algumas coisas precisam ser feitas, como tomar nota das despesas no mês, identificar a prioridade e gastos desnecessários, entre outras.

Juliana comenta outro ponto: "o importante é se manter organizado também na vida pessoal para se concentrar e ter uma mente mais tranquila." Vivemos em uma sociedade movida pelo dinheiro, por isso, os problemas econômicos nunca acontecem sozinhos, ou seja, eles sempre afetam tanto o nosso bolso, como também nossa vida pessoal e profissional. Por isso, a falta dele, na maioria das vezes, sempre traz efeitos desastrosos ao dia a dia dos indivíduos e ao bem-estar de suas famílias também.

Começar a fazer essa educação financeira é uma forma de treinar sua mente para pensar e se relacionar diferente com seus recursos. Quando temos menos e gastamos mais, logicamente sofremos com as consequências deste desequilíbrio, entretanto, quando criamos uma lógica responsável, fazemos o dinheiro trabalhar para nós e não sofremos os reflexos negativos.

Para ajudar, separamos algumas dicas. Continue a leitura e confira!

  1. QUITE SUAS DÍVIDAS

Para eliminar esse risco, coloque na ponta do lápis todas as suas dívidas. É preciso ter muito cuidado no planejamento, sendo essencial cumprir com o combinado para não se endividar novamente.

  1. ESTABELEÇA METAS

Estabelecer metas vai ajudar você a alcançar objetivos traçados. Eles precisam ser realistas, caso contrário a frustração será certa.

  1. FIQUE ATENTO AOS IMPOSTOS

Os impostos podem comprometer uma boa parte do orçamento da casa. Se você não se organizar para pagá-los no momento certo, pode contrair dívidas e ficar inadimplente.

  1. COMECE A INVESTIR

Por falar em conseguir renda extra, depois de organizar as contas é hora de começar a pensar em investimentos. Para fazer render o dinheiro economizado, é importante aplicá-lo mediante uma rentabilidade.

  1. MANTENHA UM FUNDO DE EMERGÊNCIAS

Mesmo com um valor destinado todo mês, é essencial manter um fundo de emergências. Tenha em mente: incidentes acontecem e estar preparado para enfrentar qualquer emergência vai ajudá-lo a se manter organizado financeiramente.

Se interessou pelas dicas? Assista o nosso Minuto Carreira e aprenda um pouco mais!

Compartilhe

Enquete