Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Problema, uma situação na qual não tem conhecimento do caminho para a solução. Esse sempre vai ser um assunto relevante na nossa sociedade, seja na vida pessoal dos indivíduos ou no próprio ambiente corporativo. Embora o ser humano goste de conviver em grupos e não isoladamente, ele tem a tendência para conflitos. Justamente o fato de não se isolar causa tais ocasiões. Com a proximidade entre as pessoas, as diferenças entre elas ficam cada vez mais claras. Nossa racionalidade, porém, ajuda a amenizá-las.

Esclarecer situações só existe porque o Homo Sapiens desenvolveu a capacidade de analisar as causas e efeitos de seu próprio comportamento. Isso quer dizer, o instinto não impera incontrolavelmente: somos capazes de gerar esses impulsos, respirar fundo e pensar em um caminho pacífico.

O treinador comportamental, Vinícius Lopes nos faz uma provocação ao pensar a respeito de perturbações diárias. Algumas questões do nosso dia a dia são capazes de, até mesmo, tirar o noss, para isso não ocorrer, "você procrastina e deixa para depois ou toma logo uma atitude?", pergunta Lopes. Muitas pessoas enxergam apenas esses dois caminhos, mas é possível encontrar outro.

Lopes comenta: "Resolva o problema focando na melhor solução possível. Não é  agir do nada, é pensar em qual será o melhor resultado a partir daquela situação. Infelizmente, não existe uma fórmula única para ser aplicada, afinal, cada situação tem suas particularidades. 

Portanto, existem alguns métodos e técnicas certas para desenvolver. Confira algumas dicas para exercitar essas habilidades:

  1. Olhe para dentro

Faça uma autorreflexão e, em vez de enxergar olhar apenas aos erros dos outros, análise com sinceridade qual a sua responsabilidade no cenário. Aprenda a reconhecer e controlar suas próprias emoções e reações.

  1. Aprenda a escutar

Uma dificuldade comum nas empresas e lares brasileiros é a incapacidade de escutar o outro. Escutar de verdade, ativamente, não apenas deixar as palavras entrarem por um ouvido e saiam por outro. Com essa escuta, é possível ter insights importantes.

  1. Desenvolva a empatia

O primeiro passo para desenvolver a empatia está no tópico anterior: escutar com sinceridade o outro. Depois, é preciso fazer o esforço de se colocar no lugar do outro, experimentar a sua perspectiva e tentar entender as suas dores e alegrias.

  1. Aceite as consequências

Cada ação traz consequências e seu desenrolar pode seguir por vários caminhos, cada um com suas consequências específicas. Não tente ignorá-las. Em vez disso, escolha racionalmente entre a opção cujas consequências mais se ajustam ao momento.

  1. Seja sincero

Não tente resolver um problema mentindo ou omitindo uma informação ou opinião importante. Se você analisou as variáveis de maneira racional, deixe claro qual caminho pensa ser o ideal e argumente expondo o porquê.

  1. Aprenda a se comunicar

Ser sincero, como recomendamos no tópico anterior, não significa ser rude ou ignorar o sentimento dos outros. Comunicar-se com outras pessoas no tom certo é um desafio constante.

Consegue minimizar seus contratempos da melhor maneira agora? Assista o nosso Minuto Carreira e aprenda um pouco mais!

Compartilhe

Enquete