Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Você já ouviu falar na LGPD? A sigla tem origem na Lei Geral de Proteção de Dados, um projeto já aprovado para promover maior regulamentação de informações de pessoas físicas e até mesmo jurídicas dentro das companhias dos mais diversos ramos. Embora a proposta seja positiva, muitos empreendedores têm enfrentado dificuldades para adequar seus negócios às normas exigidas.

Como fazer?

Para Marcia Andrade, sócia da M Andrade Advogados, o despreparo é principalmente oriundo da falta de conhecimento e porque algumas normas legais demoram para serem absorvidas em um contexto geral. “A própria natureza desse dispositivo, de buscar a preservação de informações e mapear processos, impede o indivíduo de visualizar onde está a demanda propriamente dita”, comenta.

Corrida contra o tempo

O projeto já foi aprovado e entrará em vigor no segundo semestre de 2020. Mesmo assim, segundo estatísticas divulgadas pela Serasa Experian, 85% das companhias brasileiras se sentem desqualificadas para cumprirem todas as normas. Nesse caso, é possível correr contra o tempo e evitar multas?

De acordo com Marcia, a resposta é positiva. “Ainda dá para as corporações se regularizarem antes do prazo. É preciso procurar um advogado ou uma consultoria especializada na LGPD para fazer uma análise de todas as bases transitando no estabelecimento e ponderar as medidas a serem tomadas”, conclui.

Quem já está apto

Caio Ferro compõe a direção de uma empresa e esse quesito foi tratado com seriedade desde o início. O resultado: todos já estão preparados para a nova realidade. “O processo está em finalização agora, mas estamos nos preparando há quase dois anos para isso. Ele é complexo porque o ecossistema de atuação precisa se transformar”, compartilha.

Atenção aos detalhes

Portanto, entender o impacto dessa ação no dia a dia das organizações é fundamental para evitar problemas. Para David Reck, CEO da Reamp, o cenário do mercado mostra empresas confiantes sobre a adaptação, acreditando estarem atualizadas, mas, na prática, é diferente. “É preciso ter um entendimento sobre os principais pontos de abrangência da lei para conscientizar a liderança e suas equipes para buscar entender os pontos onde há dados sensíveis de usuários”, explica.

Quer entender mais? Então assista ao vídeo!

Compartilhe

Enquete