Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A falta de experiência profissional é um dilema para todos os jovens em seu início de carreira. Para muitos, esse paradoxo é um beco sem saída pois, como conseguir tal experiência se ninguém dá a primeira chance? Quando não se encontra nenhuma alternativa ou solução para esse problema, há perda de motivação e a busca por uma vaga é, muitas vezes, abandonada.

A população de 18 a 24 anos é a mais afetada pela crise no mercado de trabalho. Segundo uma pesquisa no G1, no primeiro trimestre de 2019, 41,8% estava desempregada e desistiu de procurar emprego. Em números absolutos, são 7,337 milhões desaproveitados. Historicamente, a subutilização de brasileiros nessa faixa etária no momento de crise acontece por pouca ou quase zero experiência e baixa qualificação. 

Se ninguém está disposto a dar uma oportunidade, porque não criá-la? Você pode iniciar aquele projeto pessoal usando-o para desenvolver suas habilidades e ganhar vivência prática. No momento de conversar com um recrutador, terá exemplos para falar sobre quem é com resultados para apresentar. É possível desenvolver habilidades como boa comunicação, organização, disciplina, proatividade e atitude empreendedora.

O CEO da LEO Learning, Richard Vasconcelos traz uma dica importante capaz de criar um grande diferencial: "faça cursos de curta duração, principalmente se especializando em alguma ferramenta ou tecnologia. Por exemplo, se você estuda administração, precisa saber sobre Excel. Se cursa design, é preciso saber de Photoshop." Existem diversos cursos on-line para ajudar nessas capacitações corriqueiras.  São gratuitos e possuem um conteúdo excelente. Para se capacitar, basta proatividade e disciplina.

Algo simples e não menos importante é o networking e reputação digital. Use a Internet a seu favor. Procure criar uma rede de contatos para te levar a diversos caminhos de atuação participando de eventos da área desejada, por exemplo. Não tenha apenas sua vida pessoa presente nas redes, mas a profissional também. Vasconcelos comenta: "escreva um blog, tenha um canal no Youtube. Contratei um estagiário por ele ter vários vídeos e era uma vaga de produção audiovisual."

Outra dica importante, além de enriquecer o currículo, os trabalhos voluntários são uma ótima alternativa para você entender a dinâmica do mercado e colocar em prática o conteúdo aprendido na faculdade. Além de ganhar a experiência prática, facilitará, posteriormente, a concorrer a uma vaga.

Gostou do nosso conteúdo? Assista este Minuto Carreira e saiba mais!

Compartilhe

Enquete