Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O sucesso profissional pode ser atingido com determinação, mas não basta apenas isso. É preciso estabelecer metas de curto, médio e longo prazo para conseguir seus propósitos conforme as oportunidades forem surgindo. Ou seja, você não pode e nem deve esperar as chances caírem do céu: ter força de vontade é importante.

Se levarmos em consideração o significado encontrado no dicionário, sucesso é definido como “qualquer consequência positiva após um acontecimento, fato, ocorrência". Porém, é um ideal subjetivo. Ser reconhecido no mercado, estabilidade financeira, ter o próprio negócio ou alcançar um alto cargo na empresa são critérios para algumas pessoas. Para outras, ele está ligado a ter mais tempo com a família, desafios intelectuais ou até trabalhar menos.

O sucesso profissional é ter liberdade para agir e pensar, aprimorando seus conhecimentos e podendo escolher caminhos. Embora seja relativo, essa definição traduz a satisfação pessoal ao invés do próprio dinheiro, segundo o nosso sistema econômico atual. 

Independentemente da forma de considerar o êxito profissional, existem atitudes a serem tomadas para ajudá-lo a trilhar um caminho rumo aos seus objetivos. Assim como todo projeto surgiu de um planejamento, não seria diferente na maneira de obter esse bom resultado. Vamos apresentar a você algumas dessas características.

O treinador comportamental Vinícius Lopes diz: "A primeira característica é o foco. É você realmente determinar e saber de maneira consciente aonde você quer chegar." Com uma explicação simples, foco esclarecer suas finalidades em prol da realização dos seus sonhos e não perder de vista as oportunidades da vida. É saber responder de primeira ou ter de forma clara em sua mente sua própria essência.

"A segunda e talvez a mais importante é a disciplina.", afirma Lopes. Adotar esse método é a maneira mais certeira, mas não é tão simples assim. Comprometer-se com qualquer atividade requer empenho. Um exemplo simples para ilustrar: quando somos submetidos a uma dieta rigorosa para ter uma boa forma física é necessário passar por alguns sacrifícios. 

Lopes conclui destacando a importância da iniciativa e persistência, pois muitas pessoas acreditam ser possível colher os frutos por meio da motivação: "Ela não leva a lugar nenhum. Pode tirar você do lugar, é claro, mas a disciplina fará você chegar aonde você quer chegar." 

A empatia é uma característica importante nos tempos de hoje. Lopes explica ser indispensável, principalmente em áreas cada vez mais tecnológicas, sendo um diferencial para as pessoas justamente pelo quanto ela pode ser cada vez mais humana. Afinal, representa a sua capacidade de entender como a outra pessoa se sente, sem julgá-la ou prejudicá-la.

De fato, é uma habilidade essencial para ser bem sucedido. Ela auxilia na comunicação com as pessoas, melhorando o desempenho em qualquer tarefa, até mesmo no trabalho em equipe. Levar em consideração cada ideia sugerida, estar próximo deles e compreender suas crenças e valores são reflexos da empatia. 

Interessante o assunto, não acha? Assista o Minuto Carreira e veja mais dicas sobre o assunto.

Compartilhe

Enquete