Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Você já se perguntou qual é o seu desejo profissional? Reconhece os traços compatíveis da sua personalidade com as atividades de alguma área? Nesse primeiro programa da “TV Nube: Carreiras de A a Z” vamos te ajudar a entender melhor sobre a Psicologia. Conheça um pouco mais sobre esse curso e tire suas dúvidas! Afinal, essa pode ser a sua carreira!

A psicologia é o estudo dos fenômenos psíquicos do ser humano e analisa suas interações com o ambiente físico e social. O objetivo é diagnosticar, prevenir e tratar distúrbios emocionais e  de personalidade. Ela procura descrever emoções, pensamentos e outros impulsos do comportamento humano.

Os formados devem se registrar no Conselho Regional de Psicologia. Depois disso, podem atuar em consultórios, hospitais e clínicas. Além das instituições de saúde, escolas, organizações públicas e privadas.

O clínico pode ter contato diretamente com pacientes individualmente ou em grupo, tratando de problemas emocionais, por exemplo. Ou preparar psicologicamente atletas para competir por meio da psicologia esportiva. É muito comum também encontrar psicólogos em escolas para auxiliar pais e professores a lidar com filhos com problemas na aprendizagem. Por outro lado, ajudar a identificar suas aptidões, com a psicologia profissional.

Muitas pessoas confundem esse papel com o Coach. Ao pé da letra, se traduz como treinador. Atualmente é uma modalidade de consultoria ou orientação dada a pessoas em busca de resultados rápidos e individuais sobre a vida e seu segmento. O psicólogo tem formação acadêmica, foca na raiz do problema e busca o desenvolvimento do paciente de acordo com o seu avanço. Já o coach transmite com sua própria experiência, foca na solução e trabalha no desenvolvimento do cliente com ferramentas e conceitos pré-determinados. 

Se você já se decidiu pelo ofício, vamos agora abordar sobre a graduação. O curso tem em média cinco anos de duração passando pelas matérias de Aconselhamento Psicológico, Anatomia e Fisiologia Humana, Filosofia, Libras e Teorias e Técnicas Psicoterápicas Comportamental e Cognitiva, entre outras. A realização de estágios é obrigatória e a maioria das faculdades também exige a entrega de um trabalho de conclusão. Algumas possibilitam aos alunos realizar atendimentos à comunidade em diversas áreas durante as aulas.

Gostou do nosso conteúdo? Assista o Carreiras de A a Z e conheça um pouco mais sobre a Psicologia.

Compartilhe

Enquete