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Ter um bom relacionamento com seu chefe é imprescindível para executar com eficácia suas funções e manter um ambiente de trabalho saudável. Entretanto, conflitos entre colaboradores podem acontecer, afinal, estamos falando sobre relações humanas, mas como agir quando falar “não”, se faz necessário?

Francisco Almeida, professor e palestrante, orienta: “você pode dizer não, mas deve analisar as razões disso e ter coerência”. Afinal, dentro de uma hierarquia, seu superior tem a missão de garantir e coordenar sua produtividade em prol do funcionamento de um todo. Logo, ao negar uma atividade é preciso argumentar para não causar má impressão.

Um estudo chamado “Ótimas Horas com o Chefe”, por Mark Murphy da revista Forbes, revelou dados importantes sobre a relação do líder com os funcionários. Quem passa seis horas por semana interagindo com seu líder direto é 29% mais inspirado, 30% mais engajado, 16% mais inovador e 15% mais motivado.

O Nube também descobriu informações interessantes por meio de uma pesquisa, realizada com mais de 27 mil pessoas, sobre “o que você faz se tem problemas com o seu chefe?”. Entre os respondentes, 79,79% dizem conversar e buscar uma solução para manter um bom clima. Na contramão, 13,57% faz de tudo para não ser chamado a atenção, 5,62% desabafa com amigos e familiares para diminuir a pressão, 0,53% faria de tudo para acabar com a vida dele e 0,50% abandonaria o trabalho para não ter problemas.

Confira uma lista de dicas da revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, para lidar com essa situação sem prejudicar sua imagem profissional na instituição:

Seja organizado
Manter uma agenda organizada é essencial para definir se é possível aceitar uma nova atividade ou não. Sem um planejamento, é difícil fazer o julgamento correto e atender aquele pedido do patrão na sua rotina de tarefas.

Considere o pedido
Não recuse logo de cara. Se o funcionário analisa a situação, isso demonstra certo nível de comprometimento com a companhia. Quando ele chega a uma conclusão é capaz de elaborar argumentos justificando a renúncia.

Pergunte sobre as prioridades
É fundamental ter liberdade de perguntar ao seu superior sobre as prioridades. Ele deve saber a escala de urgências dos pedidos e solicitações da chefia, caso não possa atender a todos. 

Apresente uma alternativa
Pensar em soluções alternativas para as demandas do diretor mostra uma postura de funcionário dedicado e preocupado com o funcionamento do todo. Pensar em planos alternativos evita também a imagem de descaso.

Pondere o tom de voz
É crucial saber como dizer o “não”. Trabalhe a questão do tom, mantenha a serenidade e faça contato visual. Mantenha-se calmo e mostre isso na maneira como fala com seu chefe.

Estabeleça limites
Um colaborador precisa saber exatamente como administrar seu tempo. Estabelecer limites é crucial para manter a qualidade no trabalho e a boa produção. Mesmo não sendo possível abraçar tudo, o foco é não deixar o ritmo cair nas atividades em andamento.

Portanto, desenvolva suas habilidades e dedique-se em suas funções no ambiente corporativo, dessa forma, você tem muito mais chances de alcançar o sucesso. Francisco Almeida, para finalizar, sugere: ”Diga um sim! com certeza vai te ajudar em sua vida, carreira e negócios.

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