Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Para ter uma carreira de sucesso não existe fórmula mágica, tudo depende unicamente de você. Cada pessoa tem um objetivo profissional, assim como diferentes áreas de interesse para se desenvolver, mas o planejamento é fundamental para atingir qualquer meta.

O Nube realizou uma pesquisa  sobre qual a expectativa dos jovens para alcançar o auge de sua profissão. Dentre os mais de 10 mil respondentes, 47,13% acreditam chegar no ápice entre 25 e 30 anos, 29,15% por volta de 30 e 40 anos, 16,55% antes dos 25 anos e 7,09% acima de 40 anos.

Lúcio Oliveira, mentor de carreira e especialista em alta performance, orienta: “planeje onde você quer ir e como vai chegar lá”. Em outras palavras, se o seu plano é ascender para um cargo de gerência em uma companhia, saiba quais as exigências acadêmicas a serem trabalhadas por você. 

Erros durante a jornada no mundo empresarial são bem comuns, por isso, confira os principais deles listados pela Revista Exame:

Escolha de carreira não ancorada no autoconhecimento

Escolher um ofício aos 17, 18 anos é motivo de angústia para muitos adolescentes. Não à toa muitos se decepcionam com o curso e acabam abandonando ou trocando de graduação ainda nos primeiros anos de universidade. Não saber quais são as suas aptidões, talentos e quais atividades poderiam trazer mais satisfação pessoal, prejudicam a tomada de decisão e podem colocar o jovem em uma rota inadequada. 

Acomodação

Passar longe de treinamentos, não buscar novos conhecimentos e não estar atento às demandas do mercado na sua área de atuação são alguns dos sintomas da acomodação. Fechar-se na baia, fazendo sempre a mesma coisa e não investir no desenvolvimento dos seus pontos fracos também é um ponto para se dar atenção.

Exibicionismo inadequado

Acontece quando um colaborador tenta se sobressair inadequadamente em uma situação de exposição. Em uma reunião com os diretores, a pessoa, por exemplo, começa a fazer perguntas irrelevantes apenas para mostrar conhecimento ou para desafiar os gestores. Os exibicionistas de plantão acabam queimando o filme e se prejudicando dentro da entidade, perdendo oportunidades de aprendizado.

Estipular cargos como objetivos

“Quero ser presidente da corporação”, “vou sentar na cadeira de diretor”, diriam os mais ávidos por ascensão no meio institucional. É algo como mirar o topo da escada sem enxergar os degraus até lá. O fundamental é trabalhar seu desenvolvimento para estar sempre progredindo.

Mudar de profissão sem ter um plano consistente

Uma mudança radical na vida pressupõe muito planejamento e estudo. Caso contrário, as chances de fracasso são grandes, pois você deve se certificar da melhor escolha. Segundos especialistas, trocar de ocupação baseando-se em experiências de outras pessoas não é uma boa ideia.  

Outra dica importante, destacada por Lúcio, são as capacidades interpessoais de ter um bons relacionamentos. Ser ético, educado e respeitoso é essencial para todo cidadão, isso pode inclusive, te ajudar a abrir portas dentro de uma organização independentemente de sua posição atual.

Portanto, o sucesso no mercado de trabalho está em suas mãos. Em termo gerais tenha autocontrole, confie em si mesmo, defina metas claras e procure funções de seu gosto. Veja quais são as principais dificuldades de quem está em início de carreira, clique aqui

Quer escutar um especialista? Assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra as melhores vagas de estágio!

Compartilhe

Enquete