Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A história e a geografia confirmam: a identidade brasileira é mista, com influências vindas de diversas partes do mundo formando uma só sociedade. Entretanto, esse conceito pode ser distante para alguns dos grupos devido à falta de inclusão vivida por séculos, principalmente quando falamos de educação e trabalho.

De acordo com o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, em um país de alta miscigenação como o Brasil, a falta de atuação de grupos tratados como minorias no cenário profissional é um meio de manter os desequilíbrios sociais. “Estamos diante de uma transformação cultural e política intensa e muitas das agendas as quais não eram debatidas anteriormente passaram a entrar em pauta. Essa é uma delas”, comenta.

Embora os debates acerca deste assunto tenham aumentado, a caminhada para garantir a equidade de oportunidades ainda é grande. Afinal, segundo uma pesquisa do Instituto Ethos, pessoas negras ocupam apenas 6,3% de cargos na gerência e 4,7% no quadro executivo, embora representem mais da metade da população brasileira.

Infelizmente, as tristes estatísticas não se limitam ao contexto organizacional. Afinal, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), dos milhões de desempregados no país atualmente, quase 64% eram pretos ou pardos. Além disso, conforme dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDH, a população afrodescendente tem cerca de 10 anos de atraso quando comparada à branca.

Robson conseguiu conquistar seu espaço como profissional e relata sobre os seus desafios por conta da etnia. “Nós temos um problema relacionado ao racismo velado e estrutural. Por isso, muitos não conseguem enxergar como um jovem negro possa ou consiga ocupar um cargo de liderança, tal como médico, advogado, engenheiro e etc.”. Para ele, esse é um problema grave, o qual deve ser combatido.

Portanto, é fundamental valorizar talentos por seus potenciais e promover a igualdade. Afinal, isso contribui para garantir não só uma sociedade mais justa, como também para equipes mais produtivas. Saiba mais sobre esse assunto!

Compartilhe

Enquete