Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Nossa sociedade vive uma frequente cobrança de desempenho quando se trata do mundo dos negócios. Você já refletiu se possui a alta performance no seu trabalho ou faculdade? Para ajudar, segundo os dicionários, trata-se de atingir o seu potencial máximo utilizando-se de todas as suas habilidades. Por isso, profissionais com excelente desenvoltura são tão valorizados no ambiente corporativo.

Ter alta performance implica produtividade e entrega de resultados. Mas nem todas as pessoas conseguem chegar a essa fase de desenvolvimento, seja na vida pessoal ou profissional. O treinador comportamental Vinícius Lopes define o conceito de modo simples: "Alta performance é simplesmente produzir mais tendo menos esforço. Bom, é isso. É você produzir o dobro na metade do tempo."

Diferente de muitas opiniões, é possível desenvolver recursos para aperfeiçoar seu modo de trabalho. Você não deve se acomodar com seus feitos até aqui. Sempre atualize continuamente seu desempenho, estipulando metas e superando expectativas.

Se você busca aprimorar sua capacidade de comunicação, por exemplo, participe de palestras, treine escrever textos e apresentá-los oralmente. Construa seu próprio método. Pode ser uma rotina mensal, exercícios de concentração para atingir atenção e foco, uma agenda ou diário. Enfim, qualquer coisa para fazer sentido e manter sua organização.

Alta performance está diretamente relacionada à motivação. 

Isso não significa considerar bom tudo ao seu redor. No entanto, se a única escolha possível for entre a celebração e o cinismo, certamente você se beneficiará ao buscar enxergar o lado positivo e empenhar-se na execução de suas atribuições. Assim será possível equilibrar profissão e grau de comprometimento. 

"Profissionais que têm alta performance nas suas vidas e carreiras são profissionais atrelando o nível de desafio com o tamanho das suas habilidades. Eles estão o tempo todo trabalhando com essas partes da sua vida simetricamente: o tamanho do desafio com o tamanho do seu conhecimento e da sua habilidade", conclui Lopes.

Quer se aperfeiçoar? Siga algumas dicas para atingir esse objetivo: 

  1. Não deixe nada para depois. Se você costuma adiar tarefas para quando tiver tempo, cuidado! Profissionais de performance elevada não procrastinam tarefas, mas atuam de forma rápida e decidida. Independente da sua profissão, tenha agilidade para resolver as coisas.
  1. Busque uma pessoa como referência. Profissionais de alta performance normalmente contam com a ajuda de um mentor, capaz de oferecer conselhos para a carreira e para a rotina profissional. Esteja sempre com profissionais altamente capacitados ou organize encontros periódicos para discutir planos e vocalizar objetivos. Isso contribuirá para sua motivação e comprometimento com seu crescimento profissional.
  1. Melhore suas habilidades profissionais, sem se deixar tomar pelo comodismo. Para isso, faça cursos, participe de seminários, leia publicações da sua área profissional para aperfeiçoar suas habilidades afiadas.
  1. Conhecer seus concorrentes é tarefa fundamental. Pesquise quais são as empresas líderes em sua área de atuação, identificando quem se destaca em seu segmento. Em seguida, faça o possível para superar a concorrência, estabelecendo quais características considera importantes para atingir os melhores níveis de desempenho. Então, desafie-se a superar seus próprios objetivos.
  1. Sempre assuma as suas responsabilidades e mantenha firmes suas palavras. Se não puder cumprir com o prometido, negocie diretamente novos prazos e condições. Ao ter esse comportamento, dará tranquilidade às pessoas de sua relação profissional.
  1. Seja bom ouvinte e esteja disposto a receber feedbacks, dicas estratégicas, críticas e sugestões. Um profissional de alta performance precisa estar o mais informado possível e atento a todas as oportunidades de adquirir conhecimentos.
  1. Comente suas conquistas e realizações profissionais. Ao ser elogiado por seus clientes e companheiros de trabalho, será uma figura lembrada e possivelmente cogitada para futuras promoções ou trabalhos.
  1. Empenhe-se em trabalhar em tarefas consideradas difíceis ou desagradáveis. Se estiver sempre pronto para solucionar problemas, conseguirá resolvê-los antes de se agravarem.
  1. Aprenda a gerenciar seu tempo, analisando seu estilo de trabalho e método de realizar as tarefas cotidianas. Saiba dizer não às pessoas no momento certo, principalmente quando precisar negociar compromissos factíveis.
  1. Seja positivo ao se empenhar na execução das suas tarefas. Ao invés de considerar momentos de fracasso como desastres na sua vida, o profissional de alta performance consegue enxergar em cada insucesso uma oportunidade de crescimento e aprendizado.

Tornar-se um profissional de alta performance não só aumentará suas chances de obter melhores salários e progredir na carreira, como também poderá ser fonte de orgulho e satisfação pessoal.

Assista ao nosso Minuto Carreira e entenda melhor sobre o assunto!

Compartilhe

Enquete