Um dos principais desafios da convivência com colegas no ambiente profissional é saber lidar com as diversas posturas, opiniões e hábitos. Nesse sentido, conflitos podem surgir. Entretanto, solucioná-los com sabedoria e evitá-los sempre será a melhor opção para conseguir sucesso.

Mesmo sabendo da importância de respeitar o outro, a frequência de discussões é grande. Segundo uma pesquisa do The Wall Street Journal, 30% dos colaboradores em uma organização discutem com seus companheiros ao menos uma vez ao mês.

Portanto, aplicar a empatia é essencial. Para Adriana Fellipelli, CEO da Fellipelli Consultoria, é importante aproveitar as diferenças. “Cada indivíduo contribui de forma única e quando você pega as complementaridades, o resultado é mais completo”, explica a especialista.

Já de acordo com Denise Manfredi, psicóloga organizacional, muitas vezes, a origem dos conflitos e a demora para resolvê-los está relacionada à maturidade. “Não somos ensinados a dialogar, nem a falar diretamente o ponto de incômodo”, ressalta.

Se você ocupa um cargo mais alto dentro de uma hierarquia ou é recém-chegado em uma instituição, praticar o carisma, a escuta ativa e a inclusão é essencial. Quer saber mais? Então assista ao vídeo!

Compartilhe