Sobreviver em meio à concorrência no mercado de trabalho pode ser um grande desafio, principalmente para quem está em início de carreira. Entretanto, investir não apenas no desenvolvimento de conhecimentos técnicos, as hard skills, como também se atentar às questões comportamentais, soft skills, pode ajudar quem mais precisa.

Para Iago Maciel de Souza, presidente da empresa Brasil Júnior, procurar maneiras de aprimorar sua inteligência interpessoal é primordial. “Devido ao contexto atual do mundo do trabalho, é necessário entender como se relacionar com outras pessoas em ambientes desafiadores. Só assim, é possível utilizar as competências teóricas de forma adequada”, diz.

Pensar em como manter seu perfil relevante daqui há alguns anos para os recrutadores é vital. Afinal, segundo estudo da Capgemini, 60% das empresas sentem falta de profissionais bem preparados para aplicar da maneira correta sua bagagem.

Justamente por isso, para Mariana Rigoni, da Conquer, uma escola voltada ao aprendizado desses temas, a grande maioria das empresas desligam seus colaboradores por conta de suas condutas. “O comportamento é algo a ser ensinado”, defende.

Sendo assim, procurar meios de fortalecer suas capacidades para exercer funções no cotidiano é uma excelente dica. Quer entender mais sobre o assunto? Então assista ao vídeo da TV Nube!

Compartilhe

Assista também