Decidir quais rumos seguir em sua trajetória, é um desafio para grande parte de quem está prestes a concluir o Ensino Médio (EM). Qual passo seguir? Essa dúvida pode tirar o sono de muitos. Porém, descobrir suas habilidades e pesquisar sobre as diferentes opções do mercado pode auxiliar nesse processo. Quer saber mais? Então assista o vídeo!

De acordo com pesquisa realizada pelo Inep/MEC, 49% dos estudantes abandonam suas graduações antes da formatura. Portanto, para evitar essa situação, o fundamental é buscar entender como funciona o universo corporativo e quais qualidades suas podem fazer de você um verdadeiro destaque nesse meio.

Para o mediador Fabiano Gonsalves, é necessário verificar, além de todas as informações e demandas do mundo empresarial, se você está apto e sente afinidade a algum nicho ou ramo. “Quando o jovem gosta do curso, ele irá amar sua escolha”, constata. Para ele, é essencial buscar conhecimento em palestras, workshops e feiras, para entrar em contato com profissionais das diferentes áreas e, assim, tomar decisões assertivas.

Além disso, quem cogita redirecionar seus rumos e trocar de carreira, deve evitar o sentimento de culpa. De acordo com Rafaela Gonçalves, analista de treinamentos, é preciso quebrar os tabus dessa mudança. “O período de formação é, também, para experimentar. Se você não gostou de um curso, é válido refletir e começar do zero”. Para ela, o fundamental é sempre tentar.

Na busca de uma posição de sucesso, é crucial considerar sua satisfação. Só assim, é possível desenvolver suas capacidades e se tornar um profissional de respeito. Quer saber mais? Então assista este novo vídeo da TV Nube!

Compartilhe