Você sabe quantas profissões existem no brasil? Quase 250! Divididas em diferentes faculdades, elas totalizam 31.866 opções no Brasil, quando se leva em conta qual curso prestar e onde. Para quem não sabe ao certo o caminho a seguir, como Joyce, de apenas 18 anos, a indecisão se torna ainda maior com tantas possibilidades.

"Eu tenho dúvidas entre Jornalismo e Ciências Sociais, embora, desde os dez anos, eu escolhi o primeiro para mim. Porém, recentemente, comecei a ficar com dúvidas a respeito da atuação em si, o dia a dia na prática", comenta a estudante.

Para Yolanda Brandão, Coordenadora de Treinamento do Nube, além da auto-reflexão, é importante fazer uma análise de mercado. "Ler materiais sobre profissões, conversar com pessoas da área preferida. Se for o caso, pedir ajuda para um profissional capacitado para ajudá-lo tanto no processo de autoconhecimento quanto de comparação de seu perfil com o mundo de trabalho", explica.

E na opinião dos estudantes, qual desses itens é o mais importante? De acordo com uma enquete realizada no site do Nube com quase cinco mil votantes, o crucial é ler materiais sobre a carreira pretendida.

"Esse é um primeiro passo. Também acaba sendo uma preferência dos jovens porque a Internet está lá e ele pode acessá-la quando quiser. É o perfil da juventude, pois cresceu com a web", comenta a especialista.

Douglas Duran já passou por diversos setores até se tornar Vice-Presidente Financeiro da Abril. Ele deixa algumas dicas para quem ainda está em dúvida. "O que eu quero ser quando crescer? Todo jovem tem essa resposta dentro dele, mas está adormecida. Por meio dos tutores, ele vai transformar esse sonho em realidade!".

Foi justamente esse o caminho trilhado por Joyce. Ela aproveitou sua passagem pelo Nube para conhecer um pouco mais sobre a área de Comunicação Social e deixar o seu recado. "Eu acho importante você gostar da profissão, fazer por prazer e não dinheiro".

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook . Agora estamos também no Google+ , Foursquare e no Linkedin . Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead . Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

 

Compartilhe