Conseguir uma oportunidade e crescer na carreira vai muito além de capacitações e um bom currículo. Suas atitudes também são muito avaliadas. Por isso, o Nube fez uma matéria especial com alguns erros bem comuns e prejudiciais a qualquer candidato.

Primeiramente, realizamos uma enquete em nosso site para saber a opinião dos jovens sobre: “O que prejudica mais sua imagem no meio corporativo”. A pesquisa teve 4.797 votos e a opção mais votada foi a critica às empresas onde já se trabalhou, com 37,13%.

Para a especialista em RH, Claudia Barbosa, é realmente algo mal visto em qualquer empresa. “Falar mal dos lugares por onde já se atuou significa assumir uma falha própria, pois hoje é essencial ter flexibilidade. As corporações passam por diferentes fases e saber se adaptar a cada uma delas é o fator primordial para quem almeja uma melhor colocação”, assegura.

A segunda opção, com 25,79%, foi falar mal de colegas da trabalho. Um comportamento considerado inapropriado por qualquer gestor. “A melhor coisa atualmente é estar em um local onde o ambiente é agradável e as coisas caminham. Fazer fofocas e intrigas acaba com qualquer espírito de equipe”, afirma Claudia.

Revelar segredos para concorrente ficou em terceiro lugar, no entanto, para Priscila Fonseca, colaboradora da área de treinamento do Nube, é o mais grave. “É um pouco diferente das outras questões, pois envolve caráter e ética. Quem faz isso pode responder criminalmente, civil ou até, de cunho trabalhista”, explica.

Na quarta posição, representando 731 votos, ficou o fato de vestir-se inadequadamente. “A vestimenta deve ser condizente com a expectativa profissional, alinhado com as circunstâncias. Então decotes, roupas curtas e exagero nos trajes, são desnecessários”, comenta Priscila. Além disso, Claudia ainda complementa: “não precisa ser roupa de marca ou das mais caras, o importante é estar de acordo com um ambiente empresarial”.

Por último, foi escolhido o comentário a respeito dos salários dos outros. Para ambas as especialistas, mesmo em organizações onde todos têm conhecimento sobre o salário dos demais, é muito indelicado tal comportamento. Afinal, cada um deve focar em suas próprias obrigações, carga horária e desenvolvimento.

Segundo Claudia, para evitar tais erros é necessário pesquisar os valores da empresa. “Se eles estiverem em consonância com os seus valores pessoais, dificilmente essas atitudes ocorrerão”, assegura.

Quer mais dicas? Assista nossa matéria da TV Nube e saiba como lidar e impressionar os recrutadores e gestores das empresas.

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