Mesmo sendo um serviço pouco utilizado pelas organizações, a cada dia aumenta o número de adolescentes inseridos no mercado profissional por meio da Lei do Aprendiz, nº 10.097/2000.

Apesar de possuir características semelhantes a um funcionário comum, o contratado
recebe uma atenção diferenciada, visando sua formação pessoal e profissional. Ao investir no programa de menor aprendiz, a empresa garantirá aos jovens a oportunidade de aprender, mesmo sem experiência, uma profissão.

Além de cumprir com a cota obrigatória estipulada por lei, tanto o adolescente quanto a empresa são beneficiados, pois a última pode estar investindo nos seus futuros profissionais, atuando como uma empresa socialmente responsável e ainda contribuindo com a renda familiar do adolescente.

Razões para contratar um aprendiz:

- Dar oportunidades aos adolescentes e inserí-los no mercado;

- Diminuição do FGTS de 8,5% para 2%;

- Possibilidade de efetivação do adolescente após os dois anos de aprendizado;

- Jovens treinados e motivados;

- Atende a cota obrigatória de aprendizes estipulada pela Lei 10.097 (5% a 15%);

- Apesar de não ser obrigatório, as micro e pequenas empresas também podem aderir a esse serviço;

- Caso a cota mínima de aprendizes não seja preenchida, a organização estará sujeita à multa;

- Possibilidade de colocar a contratação no balanço social da empresa;

Luciana Moreno, analista de Recursos Humanos do HCor – Hospital do Coração, conta ter uma parceria com o Nube: “hoje nós temos 27 jovens ativos e desde o início do programa já tivemos 23 contratações”. Luciana revela ter notado o desenvolvimento dos jovens durante o tempo de aprendizado: “no dia-a-dia percebemos esse crescimento e é muito gratificante para nós, além de ser uma oportunidade para esses adolescentes. Eles chegam sem nenhuma experiência e com o nosso acompanhamento, notamos uma evolução no fim do período”.

O executivo de contas do Nube, Fabio Alves, conta algumas vantagens na contratação: “é mais uma oportunidade da empresa de focar o trabalho do aprendiz e moldá-lo de acordo com a organização, capacitando-o e auxiliando-o para ser um excelente funcionário”.

Caso possua interesse nessa ação, leia mais sobre o tema em nosso site, pelo link Cartilha do Aprendiz.

Para mais informações, assista nossa matéria da TV Nube e veja como funciona o programa.

Invista nesse serviço e faça o bem para o futuro da sociedade!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook . Agora estamos também no Google+ , Foursquare e no Linkedin . Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead . Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Compartilhe