O uso de saltos é um hábito quase irresistível entre muitas mulheres, pois adiciona sensualidade quase instantânea a sua usuária. Infelizmente, sua frequente utilização pode prejudicar a saúde. Sabe os motivos? O Nube explica.

Tais sapatos podem ser um perigo para a coluna, pernas e pés. Além de dores e calosidades, esse costume irrestrito pode causar, em casos mais graves, o encurtamento do tendão de Aquiles. Ana Paula dos Santos, executiva comercial da empresa de solução de voz Total IP, revela: “Comecei a usar pela formalidade da vestimenta do trabalho. Hoje, o uso é diário”. Quando questionada sobre as possíveis dores, Ana Paula confessa: “Sinto dores no joelho e sempre adio a visita ao ortopedista. Sempre dei preferência aos mais bonitos. Porém, após alguns anos de utilização, hoje escolho os mais confortáveis”.

Se você pensar um pouquinho em seu bem-estar certamente deixará o salto agulha num cantinho. Ele é o principal vilão e pode trazer problemas a sua saúde. Se você vai participar de entrevistas para vagas de estágio ou iniciou em um emprego e necessita ir trajada socialmente, Ana Paula aconselha: “Opte por levar uma rasteirinha ou tênis na bolsa para o percurso de ida e volta e troque ao chegar no escritório. Priorize seu conforto!”.

Contudo, não é necessário radicalizar e jogar fora todos os pares de mais de 4 cm. A recomendação dos ortopedistas é se fazer um rodízio entre as estaturas da sua sola. O ideal mesmo é alternar os médios com outros baixos e, de vez em quando, incluir os altos na sua rotina. Não deixe seus pés se acostumarem a um tipo específico.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 85% da população mundial sofre de dores na coluna. Mas a postura inadequada pode ser causa de várias outras lesões, como dores de cabeça freqüentes e tensão muscular, geralmente associada ao estresse, mas que pode ser um alerta para problemas de postura no trabalho.

Mas por qual razão isso ocorre? De acordo com o ortopedista do Instituto Ortopedia & Saúde, Dr. Fábio Ravaglia, “quanto mais alto, mais os quadris e a coluna são jogados para a frente e a coluna para trás. Com o tempo, isso pode causar fortes dores”. Isto tudo sem falar da indesejada joanete, em 50% dos casos com origem genética e 50% são frutos desses calçados.

Você deve estar se perguntando como pode se prevenir. Alguns minutos por dia de alongamento são suficientes para compensar a permanência nas alturas durante o dia. Os aquecimentos típicos das aulas de educação física e de academia são perfeitos.

Dica do Nube: Não se engane. Modelos de 3 cm causam os mesmos problemas comparados aos de 10 cm. Nos dois casos, os passos ficam mais curtos e lentos. Dói a planta do pé, os dedos vão tomando a forma de garras e a sola ganha calosidades.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook . Agora estamos também no Google+ , Foursquare e no Linkedin . Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead . Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Compartilhe