linguagem-corporal

Linguagem corporal

Notícia | 02/02/2015

Muitas pessoas ficam horas ensaiando várias possibilidades de respostas para dar durante uma entrevista de emprego, mas se esquecem da importância da linguagem corporal. Nossos sentimentos, pensamentos, inseguranças e certezas são expressados por meio dos nossos movimentos. Se você se interessou pelo assunto, veja nossas dicas nesta matéria.

Em uma dinâmica de grupo, por exemplo, é importante demonstrar confiança, credibilidade e interesse pela empresa almejada. Tudo isso pode ser demonstrado por meio de movimentos, ou gestos, pois 70% da nossa comunicação não é verbal.

Luiz Eduardo Gasparetto, professor do curso de Recursos Humanos da Unifae, destaca algumas das interpretações em respostas às  ações adotadas em processo seletivo, são elas:

- Postura: procure se sentar de forma ereta e cabeça erguida e evite se jogar na cadeira ou ficar balançado;
- Braços cruzados: o entrevistado parece estar pouco confiante ou confortável;
- Inclinação em direção à outra pessoa: demonstra interesse e empatia pela outra pessoa e pelo assunto tratado;
- Apresentação: um aperto de mão é suficiente para o contato inicial;
- Ansiedade: controle-se para não ficar balançando os pés, pernas, mexendo ou batendo canetas nas mesas;
- Contato visual: procure olhar diretamente para o entrevistador, mas sem encará-lo, isso implica em demonstrar atenção e interesse. Olhar cabisbaixo pode demonstrar timidez e para os lados aponta indecisão ou discordância;

Já para Gustavo Ynouye, do setor de recrutamento e seleção do Nube, “É importante tentar manter o equilíbrio emocional, pois questões relacionadas a sua desenvoltura, espontaneidade, flexibilidade, adaptabilidade, se há coerência nos fatos, prolixidade e autocontrole são características avaliadas e relevantes para a escolha do novo colaborador”.

Dica do Nube: Ter esse domínio é importante para inúmeras ocasiões, mas agir com naturalidade é a grande aspiração por quem procura originalidade nos candidatos.

Se você estiver a procura de estágios, consulte diariamente seu perfil em nosso site e acompanhe nossas matérias, elas possuem conteúdos para te ajudar. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!