videogames-viloes-ou-mocinhos

Videogames: vilões ou mocinhos?

Notícia | 16/12/2014

Vivemos na era da tecnologia. O futuro de ficção científica de antes, dos livros e filmes antigos, torna-se agora realidade. Crianças e jovens caminham por aí completamente à vontade com smartphones, tablets e notebooks. Porém, dessas novas ferramentas de interação virtual, certamente a mais polêmica de todas é o tal do videogame.

As indústrias do ramo já faturam anualmente números maiores aos do cinema, como no caso do jogo Call of Duty: Modern Warfare 3, cujo lançamento superou o sucesso de bilheteria do filme Avatar, com US$ 400 milhões de dólares no mundo todo, contra US$ 232.180 milhões nas primeiras 24h de vendas.

Ainda assim, é um utensílio pouco compreendido e explorado por pais e professores, gerando debates exagerados acerca do assunto, seja de qual lado for. Qual a melhor solução para essa divergência de gerações e opiniões? Alternativas como eventuais encontros para avaliar jogos aconselháveis são uma boa resposta para a questão.

É importante atentar-se para um fato ignorado pela maioria dos críticos: grande parte dos casos da violência atribuída aos games vem, antes de tudo, do âmbito familiar, social e psicológico. Estes devem ser acompanhados por profissionais e o acesso à ferramenta também deve ser supervisionado pelos responsáveis, no caso de menores de idade.

A responsabilidade de reconhecer a censura presente em todos os jogos também é dos pais. Esse pensamento nos permite minimizar o julgamento colocado em cima de jovens entusiastas da prática, mas dos quais, segundo a recomendação, não deveriam estar experienciando certas realidades propostas por enredos adultos.

Por outro lado, existem materiais com conteúdo e alto nível de aprendizado. O videogame nos permite aprender outras línguas, passear pela história, vivenciar coisas impossíveis na vida real e até auxilia a aprendermos noções de como dirigir automóveis, construir e gerir cidades e outras coisas diversas. Enfim, é um instrumento de aprendizado extremamente lúdico e propício para disseminar cultura, de acordo com o bom direcionamento de seus desenvolvedores.

Fica a dica então! Todas essas possibilidades proporcionadas pelo advento da tecnologia faz dessa era digital uma grande oportunidade de nos aliarmos com as ferramentas ao nosso redor e crescermos cada vez mais, como sociedade. Pesquise, explore e divirta-se, pois com um bom direcionamento para o futuro, com certeza todos têm a ganhar.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!