gusfraba

Gusfraba!

Notícia | 12/08/2013

Você consegue manter a calma em situações estressantes? Quais os remédios para se manter em paz? Diante dos contratempos do dia-a-dia, acabamos perdendo o equilíbrio e gastando muita energia com bobagens. Aprenda a manter a calma com esta nova matéria do Nube.

Engana-se quem pensa ser necessário ouvir sons de passarinhos para se sentir relaxado. Algumas sugestões podem contribuir para sua estabilização. Acompanhe com o Nube!

- Se entregue a um hobbie: quais atividades te dão prazer? Pintar? Desenhar? Escrever? Dançar? Independentemente de qual for, invista um tempo para a realização de suas paixões! De acordo com a musicoterapeuta Maristela Smith, professora das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, “isso ajuda a desviar a atenção, pois influencia no ritmo cardíaco”.

- Coma seu doce preferido, sem culpa:
Sabe quando sentimos ter carregado um caminhão inteiro de mudanças, sozinhos? Para repor o pique, os doces são um santo remédio! Para a nutricionista funcional Carolina Xavier, “eles se transformam em energia muito rapidamente e induzem a um aumento da serotonina, responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar”.

- Perfume o ambiente: Incensos, óleos de lavanda, cedro, dentre outros, são excelentes para desacelerar, depois de um dia daqueles! Caso prefira, pingue duas gotinhas em um pano ou lenço e aspire o aroma. Só não use-o sobre a pele, pois pode causar alergias.

- Use a mente ao seu favor: Convide-se para passear em um bosque florido, ou nas areias da praia. Se não for possível, uma caminhada por qualquer cenário em uma manhã de sol ameno já traz uma sensação de paz. Outra dica é acompanhar o ritmo da respiração, e, ao expirar, imagine a liberação de todos os sentimentos ruins.

- Presenteie-se com uma massagem: Não é necessário conhecer nenhuma técnica para buscar o relaxamento. Escolha um ambiente silencioso, sente-se de maneira confortável e busque identificar quais são os pontos de sobrecarga. Daí, basta apertá-los com as mãos. Geralmente, ombros e pescoço são os locais de maior tensão.

Mexa-se: Na dança, por exemplo, liberamos substâncias químicas como a endorfina, nos trazendo sensação de prazer. Para se ter uma ideia, a molécula de endorfina é bem parecida com a da morfina, um poderoso analgésico”, diz o professor de educação física Rui Afonso. O mesmo vale para todos os outros tipos de exercícios, aeróbicos ou não. O fundamental é escolher uma dança da qual você realmente goste, além de respeitar seus limites.

Em nossa Fan Page, perguntamos como os seguidores do Nube lidam com isso. @Anacris Corrêa tenta manter o alto-astral: “geralmente começo a rir da situação”. Já @Vileimar Vilmar aconselha: “acredito ser tudo um teste. Assim, sou capaz de manter a sanidade”, explica. @Lucas Couto Barbosa Miranda vai além: “Penso no prejuízo causado pelo stress e acabo melhorando”, comenta.

E você? Como costuma vencer seus desafios diários? Reflita sobre nossas dicas de nossa matéria e fique de olho, pois sua opinião é muito importante para nós! Participe de nossas entrevistas, basta responder às questões em nossa página do Facebook.

Boa sorte e, como dizem no filme “Tratamento de Choque”, Gusfrabaaaa!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!