ingles-fluente-comprove

Inglês fluente: comprove!

Notícia | 01/08/2013

Você já viu, aqui no site do Nube, porque é importante dominar outras línguas (releia aqui), além de dicas de cursos gratuitos online (cheque a lista!). Mas e quem já domina o inglês, considerado essencial para todas as áreas?

Segundo Vinicius Nobre, gerente do departamento acadêmico da Cultura Inglesa, não basta colocar no currículo seu nível no idioma, junto com o nome do local onde estudou. “Por exemplo, o intermediário de uma escola é diferente de outra. Nesse caso, o nome da instituição não conta para quem vai selecionar”, pontua.

Henrique Ohl, analista de treinamento do Nube, diz não ser necessário anexar documentos, mas ressalta a importância de ter uma certificação internacional.. “A proficiência mostra ao selecionador um preparo diferenciado”, ressalta.

O FCE (First Certificate of English), o CAE (Cambridge English: Advanced) e o CPE (Certificate of Proficiency in English), por exemplo, não têm prazo de validade. Neles, o aluno atesta qual é o seu grau de conhecimento. Você recebe uma nota e pode ou não ser aprovado, com em um vestibular.. Nobre recomenda ajuda profissional para saber qual é a avaliação certa para a bagagem do candidato. Já para quem pensa em estudar fora – graduação ou pós – são exigidas avaliações mais técnicas, como o TOEFL e o IELTS.

Para ambos os casos, Nobre lembra a necessidade de ter conhecimentos sólidos no idioma. “O preparatório vai trabalhar estratégias para como se portar durante o exame: pressão emocional, o tempo e escrita à mão”, explica. “Não adianta estudar com foco em um título se o seu conhecimento não for o requerido para a sua necessidade.”.

Esse é um caminho bem conhecido pela jornalista Mayara Moraes. Ela se formou no fim de 2012 e, logo em seguida, embarcou para Boston. Recém-chegada dos Estados Unidos, ela recebeu na semana passada uma ótima notícia: alcançou mais de cem pontos no TOEFL, nota superior à pedida para ingressar em programas de pós-gradução na maioria das universidades norte-americanas.

Ela havia estudado inglês por cerca de cinco anos antes de viajar. Lá, começou em uma turma regular, passou à turma avançada e só depois iniciou a preparação exclusiva para o TOEFL . Veja suas dicas de sucesso:

- Estudar diariamente e treinar todas as habilidades cobradas - leitura, listening, escrita, speaking - e focar principalmente nas mais difíceis para você;

- Fazer simulados cronometrados;

- Treinar a capacidade de síntese;

- Ler artigos científicos e jornais para se familiarizar com o vocabulário;

- Praticar redação com temas cobrados em anos anteriores.

Vinicius Nobre acrescenta a importância de se sair bem na oralidade. “Hoje os exames são mais voltados à comunicação. Não adianta você usar uma construção errada e colocar uma expressão difícil no meio”, finaliza o gerente acadêmico da Cultura Inglesa.

So? Are you ready?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!