equilibrando

Equilibrando

Notícia | 06/07/2013

Já se deparou com pessoas andando sobre um elástico em parques ou praças? Conseguiu entender algo? Provavelmente você teve contato com o Slackline (“linha folgada” em inglês), esporte relativamente novo no Brasil, porém em constante expansão!

Funciona assim: você amarra as extremidades de uma fita de nylon, estreita e flexível – geralmente de 50 mm de largura e 15 metros de comprimento – em duas árvores ou pedras. Depois disso, vai treinando seu equilíbrio e sua força muscular até chegar a dominar completamente essas habilidades.

A atividade surgiu nos anos 80, nos Estados Unidos, quando escaladores passaram a usar seus equipamentos nas horas vagas para caminhar e se equilibrar. Depois de ser desenvolvida, surgiram novas modalidades. No trickline são realizados saltos e manobras; o longline é praticado com maiores comprimentos, a partir de 20 metros; o highline acontece em alturas acima de cinco metros; já o waterline ocorre suspenso sobre a água.

Na Fan Page do Nube, nossos seguidores deram suas opiniões em relação ao esporte. @Luã Henrique afirmou praticar e disse ser muito relaxante. Para @Walkyria Bernardes, “faz bem para o corpo e para a mente”.

Os kits de equipamentos são compostos por uma fita, uma catraca de metal e protetores de árvores, muito importantes para a atividade não ser danosa à natureza. Com vontade, coragem e certo preparo físico, pessoas de qualquer idade podem praticar!

O site do Parque do Ibirapuera, situado em São Paulo, dá algumas dicas para quem deseja começar:

- Olhe para a frente, e não para baixo;

- Coloque os braços para cima, de preferência em um ângulo de 45º com os ombros;

- Amarre a fita a uma distância de até 5 m;

- Apoie o pé com solado inteiro encostado na fita, e não de lado;

- Pratique em cima de grama, areia ou até de uma piscina, superfícies para amortecer as quedas;

- Prenda o equipamento nos tocos mais espessos pois a tensão da fita é forte.

E aí? Pronto para entrar nessa aventura?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.