redes-de-nicho-para-networking

Redes de nicho para networking

Notícia | 13/12/2012

Redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn há muito tempo se tornaram uma ferramenta eficiente para investir em networking profissional. Mas o universo das mídias de contatos digitais também não se encerra nessas três opções. Você está em busca de uma carreira promissora? Acompanhe com o Nube e comece a navegar.

Quem tem a vontade de trocar informações e conteúdos com pessoas da mesma área, pode montar um perfil nas redes de nicho, ou seja, espaços voltados a pessoas com interesses comuns. Há uma série delas voltadas para os mais diferentes ramos de atuação. Veja oito opções para profissionais desde músicos a médicos, passando por atletas e administradores de empresas, artistas, jornalistas e arquitetos.

iMeds

O iMeds é uma plataforma gratuita para troca de conhecimento na área de Medicina, criada pela iShareLife, empresa especializada em soluções de Internet para o ramo da saúde. Acolhe médicos com CRM regularizado, estudantes e professores. Além de ampliar a rede de contatos profissionais, é possível também compartilhar artigos e trocar informações sobre casos clínicos.

Houzz

É voltada para arquitetos, designers de interiores, decoradores e paisagistas. Começou em 2009 nos Estados Unidos e hoje reúne mais de 1,5 milhão de profissionais e quase 900 mil fotos. Por lá é possível postar imagens de ambientes, projetos e obras, além de participar de grupos e criar os ideabooks, onde o usuário reúne suas ilustrações preferidas e cria um portfólio. A mídia foi apelidada pela rede de notícias CNN como a Wikipedia do design.

Noctua

Lançado na feira Educar 2012, o Noctua nasceu com o objetivo de ser uma plataforma de colaboração entre professores. Eles podem trocar ideias, experiências e roteiros de aulas. Para participar é preciso pagar uma taxa, variando de R$ 10,00  a R$ 23,00.

SouMix

Voltada para músicos, a rede social brasileira é diferente do MySpace porque é aberta à colaboração. As músicas podem ser criadas on-line por vários usuários. Ou seja, além de ser um espaço para divulgar o trabalho, você pode realizar suas criações em cima das dos seus amigos.

Sou Administrador

Os usuários podem criar blogs individuais e participar de fóruns para discussão de temas relacionados à área de atuação. É uma plataforma para cursos de curta duração e tem espaço para assessorias e consultorias.

Sposting

A rede surgiu neste ano e é totalmente focada em esportes e acolhe atletas dos mais variados tipos. Ao todo são mais de 900 modalidades catalogadas e os usuários, entre profissionais e técnicos, podem criar seus portfólios, compartilhar informações, conteúdos e oportunidades. A ideia é de ser uma facilitadora para empresas e atletas manterem contato, gerando patrocínios e negócios.

DeviantART

A comunidade virtual artística funciona desde 2000 e conta com mais de sete milhões de usuários, promovendo intercâmbio cultural entre os mais variados artistas. De fotografia digital, desenhos a arte clássica e contemporânea, o DevianART tem uma das maiores galerias na web.

Comunique-se

Voltada para os profissionais de comunicação, começou como site, evoluiu para portal e há um ano também se transformou em uma rede social de nicho. A base de dados tem 300 mil usuários cadastrados. É possível montar perfil, manter amigos, participar de grupos e visitar páginas corporativas.

Angélica Carvalho, coordenadora da área de Inteligência de Marketing do Nube, acha interessante o agrupamento de pessoas com o mesmo interesse. “Os assuntos nessas mídias são bem mais segmentados ao cotidiano desses profissionais e serve como troca de experiências, novidades e curiosidades”. Ela ainda dá o alerta: “O jovem deve tomar cuidado com suas publicações, pois algumas empresas têm utilizado as redes para buscar um candidato como forma de fase eliminatória em certos casos”.

Já encontrou a rede com o seu perfil? Faça seu cadastro e navegue na web.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!