pesquisa-quanto-recebe-um-estagiario-em-nosso-pais

Pesquisa: Quanto recebe um estagiário em nosso país?

Notícia | 21/02/2011

Você sabe quanto é a bolsa-auxílio de um estagiário de ensino médio? E de arquitetura? Um estudo foi realizado pelo Nube, entre 23 de março e 23 de abril de 2010 sobre os "Valores pagos aos estagiários do Brasil". O levantamento foi feito com 16.328 estagiários de diferentes níveis do país. Todos eles com contratos assinados de acordo com as novas regras da Lei do Estágio, nº 11.788, publicada em 28 de setembro de 2008. Confira os resultados:

A média de bolsa-auxílio geral, ou seja, considerando todos os níveis, é de R$ 683,33, registrando uma diminuição de 3,2% em relação ao ano passado. Segundo Carlos Henrique Mencaci, presidente do Nube, os motivos são a queda no valor pago aos alunos do nível médio e a redução da jornada diária dos estagiários de 8 horas para 6 horas.

Os estudantes de nível superior recebem média de R$ 765,25. O valor caiu 5,03% de 2009 para 2010. A graduação em Engenharia segue, pelo terceiro ano consecutivo, como o primeiro do ranking com remuneração maior, pagando R$ 1.022,30. Em segundo lugar, está Relações Internacionais (em 2008, não estava na lista dos dez com melhor bolsa e em 2009 ocupava o sétimo lugar), com R$ 1.008,38. Em terceiro, vem Economia, mantendo a mesma posição do ano passado, apesar de um aumento de 12,37% na bolsa-auxílio, agora em R$ 999,27.

Já para o nível superior tecnólogo, a média é de R$ 702,40. Secretariado, com bolsa-auxílio de R$ 958,98 estreia na lista já em primeiro lugar, deixando o curso de Mecânica em segundo, com R$ 906,03. A terceira posição ficou para a área da Construção Civil, pagando R$ 896,95.

O ensino médio foi o mais atingido, sofrendo redução de 8,55%, com uma média de R$ 385,00. Uma das causas se deve ao artigo 17 da nova lei, que limita a contratação dos jovens desse nível em apenas 20%. Segundo dados do Inep/MEC, há no Brasil 8.337.160 e de acordo com dados da Associação Brasileira de Estágios- Abres, apenas 260 mil desses estudantes consegue estagiar, o equivalente a 3,11% do total. Em razão da demanda ser muito superior à oferta, o mercado acaba pagando menos, explica Seme Arone Junior, presidente da entidade. No ensino superior a situação não é tão diferente: são 740 mil estagiários para 5.080.056 matriculados, ou seja, apenas 14,57% conseguem uma colocação.

Consolidando o crescimento do nível médio técnico, a pesquisa registrou aumento de 10,81%. Atualmente os estudantes recebem em média R$ 517,70. Construção Civil, no topo da lista em 2009, caiu para terceiro, com R$ 620,83 de bolsa-auxílio, dando lugar à sua frente para o curso de Química, com R$ 693,51 e Segurança do Trabalho, com R$ 685,31.

Conheça as dez carreiras com as melhores bolsas-auxílio no Brasil, separados por nível:

Nível Médio Técnico:

8) Tecnologia em Alimentos: R$ 765,00
9) Sistemas de Informação: R$ 655,00
10) Redes de Computadores: R$ 627,00

Para a analista de treinamento do Centro de Desenvolvimento Profissional - Cedep, Liane Holzhacker, o estudante não deve optar pela carreira porque ela tem um valor maior de remuneração. A escolha da profissão precisa respeitar as aptidões do jovem e as áreas de interesse e afinidade. Dessa forma, terá realização no mercado de trabalho e será mais feliz em sua vida profissional, afirma.

Apesar da quantidade de estudantes ser muito superior à oferta de vagas de estágio, os candidatos mais bem preparados conseguem uma colocação. Atualmente, as empresas valorizam os jovens talentos, efetivando os melhores estagiários ainda durante o período acadêmico, reforça Mencaci.