pesquisa-de-bolsa-auxilio-2010

Pesquisa de bolsa-auxílio 2010

Notícia | 26/10/2010

Você sabe quanto recebe um estagiário no Brasil? O Nube realizou um estudo para orientar os estudantes e as empresas sobre o valor da bolsa-auxílio. O levantamento foi feito com 16.328 estagiários de diferentes níveis, entre 22 de março e 23 de abril, todos eles com contratos assinados de acordo com as novas regras da Lei do Estágio, nº 11.788.

A média geral é de R$ 683,33, registrando uma queda de 3,2% em relação a 2009. Segundo Carlos Henrique Mencaci, presidente do Nube, os motivos são a diminuição no valor pago aos alunos do nível médio. Os estudantes de ensino superior recebem R$ 765,25. Já para o superior tecnólogo, a média é de R$ 702,40.

Com R$ 385,00, o ensino médio sofreu redução de 8,55%. Uma das causas se deve ao artigo 17 da nova lei, que limita a contratação dos jovens desse nível em apenas 20%. Segundo dados do Inep/MEC, há no Brasil 8,3 milhões de estudantes. De acordo com dados da Associação Brasileira de Estágios – Abres, apenas 3% conseguem estagiar. “Em razão da demanda ser muito superior à oferta, o mercado acaba pagando menos”, explica Seme Arone Junior, presidente da entidade.

O nível médio técnico foi o único com acréscimo de 10,81% nos valores. Os estudantes recebem R$ 517,70. “Com o aumento das atividades econômicas, há um maior número de oportunidades”, explica Mencaci.

Conheça os dez cursos com as melhores bolsas-auxílio no Brasil:

Nível Médio Técnico:

8) Tecnologia em Alimentos: R$ 765,00
9) Sistemas de Informação: R$ 655,00
10) Redes de Computadores: R$ 627,00

Eva Buscoff, analista de RH do Centro de Desenvolvimento Profissional – Cedep, indica não escolher a carreira porque tem um valor maior de remuneração. “O aluno precisa respeitar as aptidões, os interesses e afinidade. Um bom profissional com certeza terá reconhecimento financeiro em qualquer área”, afirma.

A dica final é: ao colocar um valor mais baixo no seu cadastro você não está desvalorizando seu potencial e sim se abrindo para mais oportunidades. Lembre-se: estágio é um ato educativo, utilizado para colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula.