juventude-politizada

Juventude politizada

Notícia | 22/06/2010

Você sabe criar um projeto de lei? Imagina como funciona a rotina dos representantes da população? Uma opção para conhecer o dia-a-dia da política brasileira é participar do “Parlamento Jovem 2010”. Na edição deste ano, o tema central é o atual cenário do mercado de trabalho. Confira as dicas separadas pelo Nube e participe da construção de um país melhor.

Criado em 2004, o programa já beneficiou mais de 450 estudantes. O objetivo principal é conscientizar a juventude referente às atividades dos Deputados. O processo de desenvolvimento das leis, desde o seu planejamento até o momento da votação no parlamento, é um dos pontos abordados. Serão selecionados 78 jovens matriculados no terceiro ano do ensino médio, com idade entre 18 e 22 anos.

Para o presidente do Nube, Carlos Mencaci, a iniciativa é admirável e pode refletir na relação direta dos participantes com a imagem direcionada à capital federal: “muitos enxergam Brasília apenas do ponto de vista negativo. No entanto, conhecer o andamento do congresso é essencial e contribui para ampliar a visão do trabalho desenvolvido por lá”.

Os interessados deverão preencher uma ficha de inscrição, criar um projeto de lei e entregá-los na escola onde estudam. Os temas poderão abranger as áreas de agricultura e meio ambiente, saúde e segurança pública, economia, emprego e defesa do consumidor, educação, cultura, esporte e turismo. As propostas serão encaminhadas às Secretarias Estatuais de Educação até 20 de agosto e a lista com os selecionados será divulgada no dia 4 de outubro, na página do Parlamento Jovem. O evento ocorrerá oito e 12 de novembro.

Lembre-se: questionar é válido, mas contribuir para um cenário político mais digno representa participar ativamente da vida do seu país.

Bons estudos e boa sorte ao Brasil nas eleições 2010!

Gostou das dicas do Nube? Utilize sua criatividade e desenvolva um projeto de lei capaz de melhorar a vida da comunidade onde mora. Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e acompanhe notícias diárias de ações, vagas, palestras e novidades. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio, faça suas perguntas no Formspring.