6-viloes-na-redacao-do-enem

6 vilões na redação do Enem

Notícia | 01/05/2017

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um desafio para muitos vestibulandos interessados em alcançar uma vaga nas mais concorridas universidades do país. Na última edição, apenas 77 pessoas alcançaram a nota máxima. Com os temas “Intolerância Religiosa” e “Combate ao Racismo”, mais de 84 mil tiraram nota zero na redação.

De acordo com as novas normas anunciadas recentemente pelo Ministério da Educação (MEC), a prova dissertativa passa a ser aplicada no primeiro dia, junto à Língua Portuguesa. Com o objetivo de ajudar os alunos a se saírem bem nessa matéria, a coordenadora do Curso Poliedro, também com atuação no Rio de Janeiro, Gabriela de Araújo Carvalho, listou quais são as grandes dificuldades enfrentadas e como evitá-las, preparando-se desde já.

1- Não estar por dentro dos temas atuais: mantenha-se atento em relação às atualidades e às visões críticas sobre os acontecimentos mais recentes. Tópicos relacionados às questões de cultura, memória e cidadania têm chances de aparecer, bem como assuntos de ecologia, sustentabilidade e energias renováveis. A base é sempre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o uso racional dos recursos ambientais para se pensar em um futuro mais respeitoso e digno.

2 - Não se planejar: é preciso empenhar-se para organizar sua produção. Treinar o tempo é fundamental.

3- Problemas de norma culta: acertar em acentuação, pontuação e concordância é fator decisivo para alcançar uma boa nota. Estude as regras gramaticais.

4- Falta de espaço para escrever: verifique o espaço disponível para a escrita e ao objetivo. Habitue-se ao limite de 30 linhas proposto, sabendo construir uma boa argumentação e conclusão dentro do espaço.

5- Proposta de intervenção vaga: a prova apresenta um problema localizado no contexto brasileiro e cobra uma solução para a questão. Defender um ponto de vista de maneira superficial não vai ajudar. Por isso, utilize elementos externos.

7- Pouco repertório cultural: fazer citações da música e literatura nacional pode auxiliar a fazer uma analogia e elaborar uma boa argumentação. Tenha bagagem!

E aí, pronto para gabaritar?