fisioterapia-um-passo-de-cada-vez

Fisioterapia - Um passo de cada vez!

Notícia | 07/09/2015

Você se interessa por assuntos ligados ao corpo humano e se vê trabalhando na área? Se a resposta for sim, uma das áreas nas quais pode se especializar é a de Fisioterapia. Conheça um pouco mais sobre a profissão e veja se o seu perfil se encaixa com as exigências da área.

Quem opta pelo ramo terá uma formação de quatro anos na universidade. Dentre as principais matérias estão biologia, anatomia, fisiologia, patologia e saúde pública. Com o decorrer dos semestres, foca-se mais em aulas práticas, nas quais se aprendem técnicas de tratamento, como a massoterapia (massagem) e termo terapia (aplicação de calor ou frio).

Segundo o Censo Inep/MEC 2013, matriculam-se por ano 129.500 alunos, contudo apenas 14.141 se formam. A estudante Viviane Andrade cursa fisioterapia no Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação do Rio de Janeiro- IBMR/RJ e conta querer fazer parte dessa fatia de concluintes. Afinal, já tem grande paixão pela carreira.

“Apesar de estar somente no 2° período, já vivenciei muitas coisas, como palestras e até mesmo testemunhos de pais, os quais por vezes não tem um recurso pra cuidar da recuperação de seus filhos”, comenta. Para ela, a profissão é inexplicável. “De certa forma, acabamos nos tornando os membros superiores e inferiores das pessoas durante seu período de reabilitação”, enfatiza.

Se você, assim como Viviane, também tem prazer em auxiliar o próximo, fique esperto pois nesse campo de atuação terá como principal função prevenir, diagnosticar e tratar disfunções do corpo por conta de acidentes, má-formação genética ou vícios de postura. Os pacientes vão desde crianças, até gestantes, idosos e portadores de deficiência física ou mental.

O mercado de trabalho, segundo o Guia do Estudante, possui áreas promissoras, como oncologia, dermatofuncional, desportiva, saúde da família e do trabalhador e reabilitação cardiovascular. A fisioterapia hospitalar continua demandando profissionais, bem como APAEs e secretarias de saúde. Como o estágio é obrigatório, nem todos recebem remuneração. Mesmo assim, a média de remuneração, segundo o último levantamento da Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio do Nube, gira em torno de R$ 651,58.

Viviane não desanima e já tem planos para o futuro. “Quando concluir a graduação farei minha especialização em Trauma Ortopedia. O caminho para o sucesso pode ser árduo, mas muito prazeroso. Portanto, vale a pena investir!”, incentiva.

E você, gostou da dica? Acredite em seu potencial e conte sempre com o Nube para sua trajetória.

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!