aprenda-um-segundo-idioma

Aprenda um segundo idioma

Notícia | 02/04/2015

Já é de conhecimento geral a importância de dominar um segundo idioma. Em qualquer lugar do Brasil, encontramos termos em outras nacionalidades e as vezes, nem nos damos conta como somos influenciados por diferentes dialetos. O Nube vai mostrar nesta matéria motivos para você querer ir além do bom e velho português.

Basta fazer uma simples busca por vagas de estágio ou de emprego para notar como o inglês passou a ser um pré-requisito. Hoje, na opinião de Cristiane Costa, coordenadora do curso de Jornalismo da ECO-UFRJ, o chinês é considerado um diferencial.

Pensando em conscientizar as pessoas, o Diretor Superintendente da Fundação Fisk, detentora da marca PBF, Elvio Peralta, relacionou algumas das principais causas para ter uma segunda língua:

- Evitar constrangimentos: já pensou fazer uma reunião com quem só fala espanhol? Fuja desses apuros, procure ter noções mínimas de expressões usadas em lugares públicos, por seus convidados ou clientes.

- Participar de intercâmbios: algumas instituições brasileiras e empresas oferecem intercâmbio levando seus alunos e funcionários para cursos exclusivos de aperfeiçoamento fora do país. No entanto, se o aluno não tem a proficiência em inglês, por exemplo, dificilmente conseguirá uma vaga em uma universidade internacional.

- Obter sucesso profissional: para alcançar esse objetivo é preciso competência e qualificações capazes de alavancar a carreira. Para se obter uma vaga de gerência ou diretoria, é necessário ser capaz de realizar reuniões e conference calls de qualquer lugar do mundo, além de redigir relatórios e e-mails.

Estabelecer comunicação sem ruídos: nem sempre o “jeitinho” funciona muito bem. Pode ocorrer de o interlocutor não conhecer os gestos ou as "mímicas", e a comunicação acabar repleta de ruídos, gerando um mal-estar  entre ambos e até mesmo a perda de uma grande oportunidade de negócio.

Conseguir realização pessoal: alguns filmes, séries e livros não tem versão em português e se a pessoa não tiver um mínimo de conhecimento para entender ou alguém para auxiliar com traduções de qualidade, perderá detalhes importantes para a compreensão desses atrativos culturais.

Vamos lá! Ainda dá tempo de você se qualificar para o mundo corporativo. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!