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Feedback formal ou provocado? 

Notícia | 08/12/2016

Quando o assunto é conversar com o gestor e com os colegas de trabalho sobre o desempenho das atividades realizadas, sempre surge a dúvida quanto ao momento adequado. Afinal, o profissional deve respeitar as formalidades de feedback pedidas pela empresa ou provocá-lo nos momentos necessários?

De acordo com Andrea Clemente, diretora sênior da Whirlpool Latin America, tendo em vista a agilidade requerida no universo corporativo, é necessário mesclar episódios formais e informais. “O recomendado é compreender por completo o modelo de liderança, as atitudes, valores e missão da companhia. A partir disso, será possível entender quais passos tomar, sem afetar os resultados de futuras avaliações, assim como a ascensão da carreira”, afirma.

Nos anos anteriores ao ingresso da Geração Y no quadro de colaboradores das corporações, em geral, os programas da área de RH incentivavam a conversa entre líderes e suas equipes, mas em ocasiões programadas. Isso mudou com o tempo e ganhou uma roupagem mais livre e próxima.

Essa nova forma de atuação tende a garantir motivação e segurança aos envolvidos, e, também, despertá-los para um olhar meritocrático. “Saber se você está no caminho certo e, em caso negativo, corrigí-lo em tempo hábil, é uma estratégia interessante para qualquer colaborador, independentemente de seu cargo. Por isso, vá fundo na conversa”, ressalta a executiva.

Como uma tendência praticada pela maioria das empresas, a avaliação de desempenho, também oferecida via devolutiva, é uma das ferramentas mais adotadas na definição de promoções. “Hoje, o gestor está com um olhar mais apurado, não apenas para a assiduidade e entrega padronizada de resultados, mas também para a consistência do trabalho realizado e o potencial de cada um”, complementa Andrea.

Por isso, ao ingressar em uma organização adote uma postura de comprometimento. “Tenha respeito com a marca, desejo de inovar, ética com o time, persistência na evolução e entusiasmo em querer aprender. Busque sempre o melhor relacionamento e, principalmente, aceite feedbacks’, recomenda Gabriel Paulino, Gerente Executivo da ATN Capital no Rio de Janeiro.

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