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As dificuldades de um líder 

Notícia | 25/09/2014

Quantas vezes você já ficou bravo ou reclamou de seu chefe? Antes de ter esse tipo de atitude, saiba: liderar não é a tarefa mais simples da vida e exige muitas características reunidas em uma só pessoa. Conheça um pouco mais sobre o assunto com o Nube.

As descrições mais comuns dos colaboradores quanto aos seus gestores se referem ao quão incompetentes, intolerantes e insensíveis podem ser. “Provavelmente, uma parte disso é verdade, mas existe também o outro lado da moeda”, enfatiza Eduardo Ferraz, consultor em gestão de pessoas.

Segundo ele, nossos superiores costumam ter grande pressão por resultados, jornadas extra de trabalho, subordinados insatisfeitos, clientes exigentes, prazos apertados, orçamentos enxutos e isso é multiplicado por duas, três ou mais vezes quanto mais se está no topo do comando.

“A responsabilidade de lidar com todas essas demandas, seja em uma pequena empresa com poucos funcionários ou em uma com milhares, é do chefe. Além disso, eles têm de saber se equilibrar politicamente para não criar conflitos com outros gerentes”, explica Ferraz.

Logo, comandar é mais difícil do imaginado por diversas pessoas.  Uma pesquisa publicada recentemente, feita em 20 países, apontou os dez itens mais almejados pelos indivíduos em sua carreira. No Brasil, a vontade de se tornar líder ocupou o 9º lugar.

“Isso mostra como muitos enxergam os cargos como um peso, os quais não gostariam de carregar. Afinal, percebem: o preço para ganhar um salário melhor e ter mais status é muito alto”, comenta o especialista.

Para Eva Buscoff, coordenadora de treinamento interno do Nube, um bom comandante deve ter os seguintes requisitos:

- Saber motivar pessoas;
- Desenvolver bom relacionamento interpessoal;
- Adotar transparência nas tomadas de atitudes;
- Ter capacidade de desenvolver os liderados;
- Possuir comunicação assertiva;
- Focar nos resultados para toda a equipe.

Portanto, é essencial ensinar e permitir-se aprender. “Reconhecer o erro quando necessário, pedir desculpas e estabelecer uma relação de confiança é a base de todo time de sucesso.”, finaliza Eva.

Logo, pense duas vezes antes de atirar a primeira pedra e coloque-se no lugar do outro. Dessa forma, será mais fácil entender as decisões e aceitar as demandas!

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