jovens-querem-ter-bom-desempenho-e-reconhecimento-no-trabalho

Jovens querem ter bom desempenho e reconhecimento no trabalho

Notícia | 23/01/2014

Pesquisa foi feita para jovens entre 15 e 27 anos.
As respostas surpreenderam os pesquisadores.

‘O que é preciso para você ser feliz no trabalho?’. A pergunta foi feita para jovens entre 15 e 26 anos. As respostas surpreenderam os pesquisadores do Núcleo Brasileiro de Estágios. Ao invés de salários altos, eles querem ter um bom desempenho e reconhecimento no trabalho.

“53% dos jovens responderam que o que mais deixa feliz na profissão é estar satisfeito com seu próprio desempenho, ou seja, com sua relação com o trabalho”, diz a coordenadora de treinamento do NUBE Yolanda Brandão.

Em seguida, os jovens buscam o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, com 27,94%. O relacionamento com os colegas aparece em terceiro lugar, com 9,87%. Depois, com 6,83%, eles querem alcançar cargos altos e ter status.

Na opinião dos jovens, o salário aparece em último lugar na relação com a felicidade. Ganhar dinheiro representa pouco mais de 2%. “Normalmente, a gente está falando de um jovem que é escolarizado, que teve acesso ao ensino; logo, melhores posições de trabalho. Mas não é de longe o principal e o motivador na carreira desse jovem. Nunca se ouviu tanto falar de pessoas que largam um emprego clássico, tradicional, com bons salários, para investir em um sonho”, completa Yolanda.

O resultado provoca mudanças também no trabalho dos gestores. Rosângela Bertola se tornou mais flexível. “É muito diferente do que nós aprendemos: fazer uma carreira, vestir a camisa, aguentar muita pressão. Hoje o jovem ele vê se interessa. Se não interessa, ele vai procurar aquilo que lhe traga maior satisfação, maior felicidade.”