dicas-para-ingressar-no-mercado-de-trabalho

Dicas para ingressar no mercado de trabalho

Notícia | 16/01/2014

Entrar para o mercado de trabalho nunca foi uma tarefa muito fácil. Além das cobranças de diferentes habilidades, também nos deparamos com ocasiões pouco comuns em nosso dia a dia. Com isso, as dinâmicas de grupo e entrevistas se transformam em um verdadeiro bicho de sete cabeças! Para você não entrar em pânico, separamos algumas dicas especiais.

Durante uma seleção, o avaliador vai analisar sua postura, vestimenta e competências.  Por isso, estar atento aos mínimos detalhes faz toda a diferença! “É importante não sentar largado na cadeira, evitar conversas paralelas, ir com roupas apropriadas, de preferência o social, e saber ouvir a opinião dos demais candidatos”, aconselha Yolanda Brandão, coordenadora de treinamentos externos do Nube.

Perguntas como “Qual o seu maior defeito?” ocorrem com frequência na apresentação pessoal e, de acordo com os recrutadores, em cerca de 80% dos casos, a resposta mais citada é o perfeccionismo. “Isso não explica muito sobre a pessoa. O esperado é ouvir em quais pontos essa particularidade chega a atrapalhar”, enfatiza Yolanda. Então, o correto é apresentar uma falha e, em seguida, dar uma breve explicação sobre os danos causados por ela.

Na entrevista é importante olhar nos olhos do selecionador e ser sincero. Mentiras podem te atrapalhar ainda mais e te colocar em uma saia justa. “Quando os candidatos omitem a verdade, eles são avaliados por um perfil incompatível com a sua verdadeira essência. A aprovação em alguma vaga pode até ocorrer, contudo isso vai fazer o estudante ser encaminhado para uma oportunidade, onde muitas vezes não se sentirá feliz”, explica a coordenadora.

Por isso, confie em seu potencial e exalte suas verdadeiras aptidões. Lembre-se: existe sempre o perfil certo para a vaga certa. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!