virei-chefe-e-agora

Virei chefe. E agora?

Notícia | 06/05/2013

Um belo dia, você está sentado trabalhando normalmente em seu escritório quando o presidente te chama para uma reunião inesperada. Nervoso, você pega seu "bloquinho de notas" e vai até a sala do chefe, esperando receber um sermão daqueles. No entanto, ele o promove e, com isso, você se torna o novo gerente da equipe! Como lidar com a situação? Calma, o Nube dá todas as dicas para não entrar em pânico!

De acordo com uma pesquisa realizada pela LAB SSJ, Clave e Etalent, 85,5% dos novos gestores não receberam nenhum tipo de treinamento para prepará-los aos cargos de liderança. Com isso, sentimentos como o de angústia e medo se tornam muito comuns.  “Eles podem até reconhecer essa transição intelectualmente, mas raramente compreendem, de fato, suas responsabilidades ao assumir o novo papel”, explica Alexandre Santille, CEO do LAB SSJ.

Para os mais de 4 mil entrevistados, suas maiores preocupações seriam "ter de desenvolver pessoas" (86,6%), "lidar com conflitos" (70,2%), "estimular a colaboração da equipe" (58,1%) e "aprender rápido" (32,4%).

Perguntamos em nossa Fan Page qual seria a maior dificuldade dos estudantes caso se tornassem chefes. As respostas bombaram em poucos minutos! Veja alguns comentários:

- @Aline Oliveira: mandar, cobrar;
- @Carlos Correira: não misturar trabalho com amizade;
- @ Cátia Cavalcante: ter serenidade para aguentar a preguiça das pessoas;
- @Ísis Nalin: paciência;
- @Jamyle Chastinet: resolver problemas não solucionados pelos funcionários;
- @Reinaldo Bronze: lidar com diversos tipos de personalidade;
- @Edivan de Souza: ser reservado e sério.

O ideal, como disse a estudante @Ananda Reno, é "assumir o cargo somente quando estiver 100% preparada". Caso você se torne o gestor, tenha calma! Procure fazer uma autoavaliação para descobrir em quais pontos precisa melhorar. Essa atitude com certeza facilitará a adaptação da sua equipe.

Já preparou seu discurso inaugural?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.