jovem-quer-atuar-em-empresa-inovadora

Jovem quer atuar em empresa inovadora

Notícia | 27/08/2017

Pesquisa com 26 mil estudantes de todo o País em busca de estágio mostra que a maioria quer trabalhar em negócio que aceite novas ideias

Pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), feita com jovens com idade entre 15 e 26 anos, identificou qual é o perfil do local de trabalho no qual eles sonham ingressar como estagiários e, quem sabe, ter a oportunidade de deslanchar na carreira.

O estudo, que ouviu mais de 26 mil pessoas de todo o Brasil, aponta que 53,39% buscam uma organização inovadora e com espaço para novas ideias.

“Eles procuram algo muito além da boa condição financeira ou estabilidade profissional. A juventude quer um trabalho que faça sentido em suas vidas, no qual haja alinhamento entre a cultura da corporação e os seus valores pessoais”, diz o analista de treinamento do Nube, Lucas Fernandes.

Segundo ele, os jovens esperam encontrar um ambiente acolhedor, no qual possam colocar suas ideias, criticar, receber feedbacks e ter boa relação com os gestores e com o grupo. “Eles querem desafios e que seu potencial não seja subestimado por estarem no primeiro emprego e serem pouco experientes.”

Mesmo não tendo participado da pesquisa, o resultado do estudo corresponde aos anseios da estagiária de designer da InHouse, agência interna da Bayer, Rafaela Konstantyner.

A jovem de 21 anos, que está no último semestre da faculdade, foi atraída pelo slogan do anúncio da vaga de estágio – Paixão por inovar, poder para transformar. “Essa frase mexeu muito comigo, porque ela representa a minha meta de vida. Sempre quis fazer diferença no mundo e não imaginava que a Bayer também tivesse essa proposta.”

Ela conta que a empresa possui um projeto chamado Momento do Conhecimento, que foi criado em 2015 por um grupo de estagiários. O objetivo é que os estagiários com mais tempo de casa ajudem na integração dos novatos. Rafaela faz parte do comitê fixo do projeto.

“A ideia é dar voz aos estagiários e promover um ambiente de inovação, no qual interagimos e trocamos conhecimentos”, diz a jovem. “O encontro ocorre depois de dois meses do início do programa de estágio. Também procuramos estreitar a relação dos estagiários com suas lideranças, para que eles fomentem mudanças dentro da companhia.”

O comitê também convida profissionais de inovação para conversarem com eles. “Acreditamos que entrar em contato com outras áreas ajuda a abrir a cabeça e o modo de pensar. É importante criar contato com pessoas que podem ajudá-los a resolver problemas. Acreditamos muito no poder conjunto e na colaboração.”

Futuro. Fernandes afirma que organizações sem rótulos e estereótipos, com gestões horizontais, participativas e que estimulem o potencial de cada um, representam o futuro.

Essa tendência foi retratada na pesquisa, uma vez que 24,21% dos entrevistados querem trabalhar em uma empresa jovem e em crescimento. “Muitos querem ingressar nas famosas startups, tipo de negócio que tem ascensão acelerada e alto grau de desenvolvimento dos envolvidos.”

Ainda assim, 12,4% dos jovens se mostraram conservadores e optaram por locais tradicionais e com regras bem definidas. “São companhias mais estáveis, com chances de evolução, porém, com pouca autonomia e participação. Todavia, para não ficarem para trás, elas investem em programas e consultorias, a fim de estarem mais próximos das novas tendências”, diz.

Para 4,37% dos entrevistados, uma empresa “eficiente, mas com pouca competitividade” é o ideal. “Seja qual for a opção, uma escolha é igual para todos: o estágio. Afinal, a juventude é uma fase vulnerável aos riscos do mercado. Obter essa vivência vai resultar em experiência e aprofundamento do conhecimento na área de estudo, uma necessidade comum a todos que buscam sucesso profissional”, ressalta Fernandes.

Aluna do terceiro ano de publicidade e propaganda, a estagiária da empresa de software Salesforce Luiza Veiga afirma que participar do processo seletivo da empresa foi uma opção, porque já sabia que a companhia tem uma cultura muito forte de valorizar o próximo e incentivar o voluntariado. “Tudo isso combina bastante com os meus valores pessoais”, conta.

Segundo ela, ter experiência no ramo de tecnologia foi fundamental para ser selecionada. “Fiz duas entrevistas com os meus gestores e acabei sendo selecionada entre mais de dez pessoas. Acho que o fato de já ter trabalhado em uma empresa de tecnologia foi importante para conquistar o estágio.

Luiza conta que coordena projetos com novos parceiros e associações, principalmente a Associação Brasileira de Startups. “Tenho liberdade para expor minhas ideias para as campanhas e tudo o que sugiro tem boa receptividade. A empresa dá bastante liberdade aos colaboradores”, afirma.

A jovem também aprova a posição da empresa de permitir que os funcionários atuem em home office quando necessário. “Outra coisa bem legal é que os colaboradores são tratados como membros de uma família. Todos se ajudam e se apoiam”, conta Luiza.

Empresas estão com inscrições abertas para trainees

Depois de conquistar uma vaga de estágio e de ter tido a primeira vivência no ambiente corporativo, é hora dos jovens buscarem uma vaga de trainee, oferecidas para quem está perto de concluir a faculdade ou para aqueles que já estão com o diploma nas mãos.

O segundo semestre é marcado pela abertura de processos seletivos para a contratação de trainees. Entre as diversas empresas que estão com as inscrições abertas está o Santander, que neste ano oferece 20 vagas para recém-formados.

O programa tem duração de 12 meses, sendo que os cinco trainees com melhor performance receberão bolsa de estudos para curso na Babson College, em Boston (EUA), previsto para ocorrer em julho de 2019.

“Valorizamos funcionários que tenham capacidade de realização e postura empreendedora. Buscamos candidatos com garra, inteligência emocional, confiáveis e influenciadores”, diz a vice-presidente de RH, Vanessa Lobato.

Segundo ela, o processo seletivo será dividido em seis etapas. “Os candidatos realizarão testes online de inglês, raciocínio lógico e um assessment online. Na segunda etapa, eles resolverão casos de negócio tanto online quanto presencial”, conta.

A Cremer, empresa que atua na área de primeiros socorros, cirurgia e bem-estar, aceita candidatos de todo o País com formação entre dezembro de 2015 e dezembro de 2017. É desejável conhecimento em inglês e disponibilidade para viajar e mudar de cidade.

“O processo seletivo foi desenhado para que possamos, de fato, conhecer o candidato, seus valores e se estão realmente dispostos a causar grande impacto no mercado da saúde, junto conosco, nos próximos anos”, diz o diretor de RH, Rodrigo Ladeira.

Já o programa de trainee da multinacional Saint-Gobain, que projeta, fabrica e distribui materiais e soluções voltadas ao bem-estar, oferece 24 vagas para diversas áreas nos estados de São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais.

“Buscamos profissionais que tenham paixão por inovação e queiram viver a transformação. Procuramos quem tenha garra para criar um novo mundo. Ser trainee na Saint-Gobain é o começo de uma carreira de realizações”, afirma a diretora de RH e comunicação do grupo no Brasil, Argentina e Chile, Adriana Rillo.

A M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos prevê a seleção de 20 profissionais com alto potencial de desenvolvimento. Os candidatos devem ter bacharelado concluído entre dezembro de 2014 e janeiro de 2017. É desejável que tenham pós-graduação concluída ou em andamento e inglês nível intermediário.

“Os profissionais passarão por ações de desenvolvimento técnico e comportamental com foco no negócio, por meio de rodízios, treinamentos técnicos, treinamentos comportamentais, atividades complementares e a implantação de projeto aplicativo que aborde os desafios do negócio”, diz a coordenadora de educação corporativa, Michele Cipriano.

Algumas das companhias que buscam talentos

Ambev até 15/9 www.queroserambev.com.br

Citi até 11/9 :  http://citi.across.jobs/

Cremer até 15/9  www.traineecremer.com.br