seguranca-publica-um-bem-para-todos

Segurança pública - um bem para todos

Notícia | 14/03/2016

Você gosta de política e se interessa em melhorar o bem-estar de todos? Se a resposta foi sim fique ligado, pois abordaremos nesta matéria sobre uma profissão bem adequada ao seu perfil. Estamos falando sobre o bacharelado em segurança pública.

O curso dura de três a quatro anos e conta com matérias como sociologia, antropologia e medição de conflitos, com foco em direitos humanos. De acordo com dados do Inep/MEC, ingressam por ano 1.197 alunos, mas apenas 169 se formam. Há também a possibilidade de cursar o tecnólogo (dois anos), contudo, segundo o Ministério da Educação, a área é mais voltada aos profissionais já inseridos no ramo, como bombeiros e policiais.

Ao todo, existem 24 universidades autorizadas a oferecer essa formação, incluindo as modalidades presencial e a distância. Para Clarice Dahis, coordenadora do Ibmec Carreiras no Rio de Janeiro, vale a pena pesquisar sobre cada uma delas e, assim, eleger a mais adequada ao seu perfil. “Em sua busca, tenha em mente o fato de uma boa instituição de ensino oferecer, além do conhecimento acadêmico, uma série de oportunidades, como disciplinas eletivas e atividades extracurriculares”, afirma.

Dentre as principais atividades está a elaboração de políticas e programas capazes de solucionar os problemas de violência do país. “Fora isso, a organização de multidão e de programas sociais, o desenvolvimento de sistemas de proteção em empresas e a análise de sistemas de segurança são outros nichos da carreira', diz Tiago Tondinelli, coordenador do curso na Faculdade Dom Bosco em Curitiba. Em relação aos campos de atuação, destacam-se o de Consultoria e o de Planejamento e Coordenação. As principais oportunidades aparecem em secretarias públicas federais, estaduais e municipais e também em organizações privadas.

E aí, gostou desse ramo? Lembre-se de procurar por um estágio logo nos primeiros semestres do curso, para assim colocar em prática o aprendizado obtido em sala de aula. Para isso, basta se cadastrar gratuitamente no site do Nube e verificar as diversas vagas abertas diariamente.

Acreditamos em seu potencial.

Boa sorte!