Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Segundo uma pesquisa do Nube – Estagiários e Aprendizes, mais de 50%, de cerca de 41 mil votantes, consideram abrir o próprio negócio no futuro.

Para muitos, essa é a oportunidade perfeita para investir em um projeto pessoal, conquistar mais flexibilidade e turbinar as habilidades.

Nos últimos anos, o desejo de empreender cresce exponencialmente. 

Pesquisas do Nube apontam o aumento do desejo de empreender 

Ainda conforme o estudo do Nube, realizado com jovens de 15 a 29 anos, 16% já se consideram com perfil empreendedor.

Outros 35% também possuem essa vontade, mas pretendem fazer mais especializações antes. Por fim, 21% se vê em cima do muro, para eles, a condição financeira depende muito. 

Segundo Yolanda Brandão, gerente de treinamentos do Nube, existem inúmeras razões para levar alguém a esse desejo.

“Em um cenário de crise e alta taxa de desemprego, empreender pode ser considerado um meio para contornar a situação. No começo, pode ser temporário até uma recolocação no mercado formal. Contudo, por vezes, o negócio se torna um projeto de vida”, afirma. 

Para corroborar, o Nube fez mais um  levantamento, perguntando: “você sonha em ter o próprio negócio?”. Como resultado, 52% dos entrevistados pensam nessa possibilidade, mas também querem agregar mais vivências.

Para 17%, não há dúvidas, pois é a oportunidade ideal para ter mais tranquilidade e controle sobre a vida. Enfim, 14% anseiam ser seu próprio patrão e não trabalhar para ninguém, além de si mesmo.  
Dessa forma, as métricas comprovam como o desejo de iniciar um CNPJ aumenta a cada dia, independentemente de faixa etária.

Ademais, as transformações digitais e o crescimento do e-commerce graças à pandemia, também foram grandes influenciadores.

“O empreendedorismo é entendido como uma chance de maior liberdade e prosperidade. Isso porque o meio corporativo sofreu sensíveis mudanças nas últimas décadas e seguir uma carreira ficou mais instável. Essa alternativa passou a ser reconhecida como uma chance para mais profissionais”, comenta Yolanda. 

3 dicas para abrir um negócio e empreender com sucesso

De acordo com Yolanda, é normal ter um certo receio quando se trata de iniciar algo ainda inexplorado. “Qualquer projeto novo gera insegurança e existem algumas estratégias para lidar com isso”, expõe.

Nesse sentido, a especialista elencou alguns tópicos para quem tem o interesse de seguir esse caminho. Confira: 

1) Faça um bom planejamento: 

“Para mitigar o medo, é necessário planejamento. Ou seja, estudar o segmento, conceitos de administração e gestão, marketing, entre outros”, recomenda a especialista.

Logo, busque todas as informações relativas ao negócio e entenda quais as dores e urgências do seu público, para ser mais assertivo e eficiente quanto precisar chegar até ele.

“Atualize-se sobre tudo envolvido na administração de uma companhia, mesmo se ela tiver apenas você”. 

2) Compartilhe a experiência:

Enfim, é essencial criar e manter uma rede de contatos. “Empreender pode ser uma tarefa bastante solitária.

Por isso, busque grupos sobre o tema, encontre um mentor ou uma mentora. Isso ajuda em diversos âmbitos”, indica Yolanda.

Além disso, é uma maneira eficaz de fazer networking, entendendo as vivências alheias para agregar em suas próprias. Vale ressaltar: nenhuma corporação de sucesso chegou ao topo sozinha. 

3) Busque a inovação: 

Essencialmente com a transformação digital impulsionada pelo isolamento social, abrir uma instituição tornou- se mais fácil.

Por isso, é crucial buscar a inovação, uma maneira de se destacar da concorrência e obter êxito perante os consumidores.

“Fique atento às movimentações do mercado”. Afinal, quem não se adapta às tendências acaba sendo deixado de lado, se torna obsoleto e perde espaço. 

Por fim, Yolanda destaca como esse é um discurso recorrente para a juventude, principalmente entre a Geração Z.

“Nem sempre como uma única possibilidade de carreira, mas atrelado a outras trajetórias profissionais, como um estágio, por exemplo”, finaliza. 

Fonte: Yolanda Brandão, gerente de treinamentos do NubeServiço: Mais de 60% dos jovens querem abrir o próprio negócio

Sobre o Nube

Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 16 mil empresas clientes, 22 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 1,4 milhão de estagiários e 50 mil aprendizes no mercado de trabalho.

Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades. 

Anualmente, são realizadas 25 milhões de mensagens multi canais e encaminhados 1,3 milhão de candidatos.

O banco de dados conta com 7,5 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer, gratuitamente, às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente.

Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo disponível na Apple Store e Play Store.

O Nube também está presente nas principais redes sociais: FacebookInstagramTwitterLinkedinVimeo YouTube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros.

O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.

Compartilhe

Enquete