Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A aspiração comum entre os estudantes é alcançar um estágio. Afinal, ele proporciona o primeiro contato com a carreira almejada. Diariamente, diversas oportunidades são divulgadas em todo o país, abrangendo uma variedade de cursos. No entanto, muitos se veem confusos sobre como proceder para conquistar essa chance. Portanto, é crucial fornecer orientações e sugestões para aumentar as possibilidades de se destacar nesse processo.

A qualificação profissional faz a diferença

O ambiente corporativo está em constante evolução. Competências e conhecimentos altamente valorizados no passado podem, rapidamente, tornar-se obsoletos. Conforme indicado no relatório do Fórum Econômico Mundial, intitulado “O Futuro do Emprego”, 60% dos trabalhadores necessitarão de atualização até 2027. A busca por novas habilidades e saberes não apenas impulsiona o avanço na carreira, mas também contribui para o crescimento pessoal. Portanto, o aprendizado contínuo ao longo da vida torna-se crucial para acompanhar as exigências voláteis do mercado.

De acordo com a analista de treinamento e desenvolvimento do Nube, Bianca Leal, o modo como os gestores enxergam os colaboradores mudou nos últimos anos. “Além da parte técnica, muitas empresas buscam indivíduos com capacidade analítica, criativa, entre outras competências. Os líderes querem parceiros estratégicos, vistos como ativos valiosos da organização para contribuir de forma significativa no alcance de resultados e sucesso como um todo”.

Contudo, o outro lado também alterou sua visão. “Isso acontece ao longo dos anos, acompanhando as transformações na sociedade. As pessoas estão cada vez mais cientes sobre a importância de se manter atualizado, se adaptar às novidades e se aprimorar. No entanto, nunca tivemos tanto acesso às informações quanto hoje, então, é válido criar e estruturar um planejamento na busca da evolução”, destaca Bianca,

Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas – FGV, quem obtêm alguma forma de certificação profissional têm uma probabilidade 48% maior de conseguir um lugar no universo corporativo. Ainda, conforme pesquisa do Itaú Educação e Trabalho, 60% consideram esses cursos como um fator diferencial na escolha de um candidato. “Alguns aspectos são bastante relevantes, como pensamento analítico e criativo, auto eficácia, resiliência, flexibilidade e motivação. Além dessas, ressalto a facilidade com tecnologia, liderança e influência social”, explica a analista.

Selecionar indivíduos talentosos e altamente competentes para contribuir com a prosperidade do empreendimento representa um dos principais desafios enfrentados pelo departamento de Recursos Humanos. Atualmente, além da importância de um currículo bem elaborado, os recrutados se interessam por questões comportamentais, em consonância com os valores sociais fundamentais.

A inovação e a digitalização devem se intensificar cada vez mais. “Nos próximos anos acontecerão ainda mais modificações no mundo do trabalho, impulsionadas por diversos fatores, principalmente as novas tecnologias e inteligência artificial. Isso pode levar ao surgimento de novas demandas e profissões, bem como ao declínio de outras”, afirma a especialista.

Por isso, ela complementa com alguns conselhos para quem deseja se manter inserido nas organizações e construir uma trajetória positiva. “Considerando esse cenário dinâmico, é indispensável assumir uma postura ativa, colocando em prática o lifelong learning. Desse modo, é importante buscar conhecimento sobre a área escolhida e acompanhar as tendências, por meio da leitura de livros, acompanhamento de sites e blogs especializados, rede de contato, LinkedIn, podcasts, cursos, workshops, palestras, entre outros”.

Serviço: Esteja atualizado para conseguir um estágio

Sobre o Nube

Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 16 mil empresas clientes, 22 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 1,4 milhão de estagiários e aprendizes no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.

Anualmente, são enviadas milhões de mensagens multi canais e encaminhados 1,3 milhão de candidatos. O banco de dados conta com 6,9 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer, gratuitamente, às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente. Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo disponível na Apple Store e Play Store.

O Nube também está presente nas principais redes sociais: FacebookInstagramTwitterLinkedinVimeo YouTube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.

Fonte: Bianca Leal, analista de treinamento e desenvolvimento do Nube

Compartilhe

Enquete