Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

m uma pesquisa conduzida pela Nube, 40,93% dos jovens afirmaram que não se sentem plenamente preparados para realizar entrevistas de emprego. Seja por causa de dúvidas pontuais ou de um nervosismo, existem inúmeras causas para que a ocasião provoque um desconforto àqueles que buscam dar início à sua jornada profissional. Como em todo início de semestre, há uma grande probabilidade de abertura de vagas nos primeiros meses de 2024, estar preparado para as entrevistas e dinâmicas durante o processo de recrutamento e seleção é fundamental.

“Como qualquer outra atividade que realizamos pela primeira vez, é comum que as primeiras entrevistas de emprego sejam um pouco mais desafiadoras”, explica Fernanda Inomata, Chief Human Resources Officer (CHRO) do Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. “Com a prática, vamos nos aperfeiçoando e nos tornando melhores nesses momentos”.

De acordo com a executiva, que possui mais de 13 anos de experiência em Recursos Humanos, há diversas formas de se preparar para as entrevistas e se destacar perante os outros concorrentes. “Ingressar no mercado de trabalho é uma etapa profissional importante, pois é um momento de muito aprendizado. Inseguranças e ansiedade são normais, mas são as habilidades, o interesse e o desempenho do candidato que vão abrir as portas para alguma oportunidade”.Para quem quer se sair bem nas entrevistas, Fernanda Inomata elencou algumas dicas. Confira:

Pesquise sobre a empresa anteriormente
Muitas vezes, aqueles que realizam uma bateria de testes em um curto período acabam por subestimar a importância dessa etapa. Antes da entrevista, busque pesquisar mais sobre a empresa em questão para assim analisar quais são os valores e se eles condizem com seu perfil.

Leve perguntas para a entrevistas
Tendo em consideração a importância da etapa anterior, ao pesquisar, diversas dúvidas sobre a empresa podem surgir. Anote as mais relevantes e pergunte-as durante a entrevista. Isso demonstra um senso de interesse extra pela vaga, o que pode ser um diferencial essencial.

Entenda como contar sua história
Uma entrevista de emprego, em diversos casos, nada mais é do que um momento de expressar sua jornada para então provar seu valor no mercado. Invista tempo em desenvolver sua habilidade de oratória, seja por cursos, praticando com um amigo ou até mesmo por meio de gravações autônomas. Para o recrutador o que irá contar é o seu nível de comunicação, a construção do raciocínio lógico, a facilidade em resolver problemas, se você sabe trabalhar bem em equipe e como lida com frustração. Dessa forma, sua abordagem será ainda mais eloquente e convincente aos entrevistadores.

Valorize seus pontos fortes
Mesmo aqueles sem experiência prévia possuem inúmeras habilidades que o farão atrativo para o mercado de trabalho. É essencial saber valorizar essas características durante as entrevistas, exemplificando por meio de seus feitos em atividades acadêmicas e até mesmo no seu dia a dia pessoal. Quer valorizar sua proatividade? Mencione a participação em um centro acadêmico; para destacar sua disposição e empatia, fale sobre algum trabalho voluntário, isso fará diferença no momento da seleção.

Não tenha medo de admitir seus pontos fracos
Mostrar aos entrevistadores que você está ciente de suas fraquezas profissionais é tão importante quanto valorizar seus pontos fortes. Isso porque essa noção demonstra uma grande responsabilidade por parte dos entrevistados e, principalmente, em oportunidades de estágio. Não saber de tudo não é nada para se envergonhar. O mais importante é demonstrar vontade em aprender e melhorar sempre!

Não tenha medo de pecar pelo excesso
Durante suas entrevistas, principalmente se forem presenciais, lembre-se de se arrumar para a data. É muito importante causar uma primeira impressão positiva. Para ser assertivo e se adequar da melhor forma, o ideal é pesquisar sobre a cultura organizacional da empresa e se há um código de vestimenta.

Atenção à linguagem corporal e verbal
Durante a entrevista, é fundamental que você se atente não somente a como se porta (postura ereta, mãos sempre à vista e entonação de voz clara são sempre recomendadas), mas também como se expressa. Tente evitar gírias e vícios de linguagem como “tipo” durante suas falas. Para praticar, aplique as mesmas técnicas de quando for contar sua história e pratique bastante os pontos que quer levantar, para que não soe robótico.

Destaque suas habilidades comportamentais
Durante a entrevista e outras etapas do recrutamento, demostrar raciocínio lógico, adaptabilidade, trabalho em equipe, busca por soluções de problemas e comunicação assertiva são habilidades comportamentais que diferenciam os candidatos. Portanto, dar ênfase nessas qualidades é essencial!

Se você está em busca de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e entender melhor as suas características e habilidades comportamentais, alguns testes de perfil pode te ajudar a descobrir quais são seus pontos fortes, desafios e como melhorar seu desempenho em diferentes áreas da sua vida. Confira aqui.

Fonte: https://www.nube.com.br/pesquisa/2022/05/02/voce-se-sente-preparado-para-participar-de-uma-entrevista-de-estagio-ou-emprego

Sobre o Pravaler

O Pravaler é a principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. A companhia, que foi a primeira fintech fundada no País figurando entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG, também se tornou a primeira edfintech brasileira. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e menos burocrático, a empresa tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. No mercado há 22 anos, tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú e, em 2021, fez sua primeira aquisição, a edtech Amigo Edu, com o objetivo de ampliar seu portfólio de produtos e serviços. Em 2022, incorporou a tecnologia da Jobis, startup especializada em empregabilidade, com objetivo de criar uma vertical de empregabilidade para auxiliar a entrada de estudantes no mercado de trabalho. Em 2023 adquiriu a Workalove, edtech de orientação e desenvolvimento de carreira, com objetivo de contribuir com toda a jornada acadêmica e profissional do estudante. Nos anos de 2020, 2021 e 2022, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de R$ 300 milhões e mais de 500 colaboradores apaixonados por educação, a companhia tem como meta ampliar o acesso à educação e contribuir para a transformação da vida de muitas pessoas.

Clara Queirós | InPress

 

Compartilhe

Enquete