Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Apesar de 2023 ter se mostrado um período de muitas oportunidades para os estudantes, com 57 mil vagas abertas no primeiro semestre, 2024 não fica para trás nesse cenário de boas notícias. Os próximos meses prometem trazer chances positivas, com cerca de 59,2 mil vagas. Segundo o Nube – Estagiários e Aprendizes, esse é um recorde comparado às últimas edições da pesquisa. 

O que é uma Temporada de Estágios?

Um novo ano se iniciou e este é o melhor período para conquistar a colocação dos sonhos no mercado. A razão disso vem da movimentação no quadro de funcionários nas empresas, pois coincide com o calendário escolar em épocas de finalização do curso. Assim, muitas pessoas terminam sua formação ou têm seus contratos encerrados, seja levando à dispensa do serviço ou à efetivação. Esse processo caracteriza a chamada: 1° Temporada de Estágios

Nesse sentido, cerca de 40% a 60% desse público supera as expectativas de seus gestores e conseguem assinar a carteira de trabalho. “Para conquistar a inserção como CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), é necessário apresentar alto desempenho e estar alinhado aos valores corporativos, do contrário, é hora de partir para novos desafios. Dessa maneira, todo início e meio de ano costuma ocorrer uma reformulação nas companhias”, explica Seme Arone Junior, presidente do Nube. 

Na opinião do executivo, é interesse das instituições aproveitar esse momento para reaquecer o desenvolvimento interno, com um gás a mais para movimentar as equipes e gerar engajamento. “Os últimos tempos foram marcados por uma recuperação após a crise da Covid-19. Tendo em vista esse cenário, 2023 já chegou com grandes resultados e essa nova fase promete trazer ainda mais melhorias”, comenta. 

Oportunidades para alunos do ensino médio e superior

De acordo com a Lei do Estágio, 11.788/08, podem estagiar discentes matriculados e frequentando a educação superior, profissional (técnico), especial, EJA e de ensino médio. Conforme o estudo do Nube, serão, aproximadamente, 7,2 mil chances para os alunos do ensino médio ou técnico, um acréscimo de 2,9% em relação à mesma época, em 2023. Já para quem está no ensino superior, serão 52 mil, um crescimento de 4%.

Embora os números apontem uma elevação nas projeções, foi um levantamento inferior ao ano passado, quando o progresso estava em 6,1% e 13,6%, respectivamente. Nesse viés, o aumento da evasão escolar, muitas vezes gerado pela necessidade de trabalhar, razão confirmada por 48% dos adolescentes, consoante pesquisa do Ipec, é um motivo considerável para esse resultado. 

“Uma média de 2 milhões de jovens (10,3%), entre 11 a 19 anos, não frequentaram a escola no Brasil em 2023. Ciente de como, estudar é um pré-requisito legal para aproveitar da modalidade, menos indivíduos estão disponíveis para estagiar”, pontua Arone Jr. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o número de concluintes nessa fase escolar foi de 1,4 milhão. Apesar do aumento em 35% em relação ao passado, ainda é uma porcentagem baixa comparada aos 2,3 milhões de alunos no terceiro ano.

Por fim, o impacto da macroeconomia afeta o mercado como um todo, trazendo à tona circunstâncias de incertezas. Desse jeito, abala a inflação e os juros, com um patamar elevado; o déficit fiscal e externo. 

Destaque-se e alcance a vaga dos sonhos!

Levando em consideração a realidade atual exposta, quem se destaca e chama a atenção positivamente dos recrutadores aumenta as chances de conquistar as melhores oportunidades. “Os gestores procuram, cada vez mais, por indivíduos antenados às atualizações e tendências do momento. As soft skills se encontram em gradativa alta e focar nessas habilidades comportamentais promete ser a atitude com maior potencial de sucesso hoje em dia”, indica o gestor.

Com as tecnologias tomando conta do cotidiano da população e, consequentemente, se fazendo presente nas entidades, os processos seletivos também estão continuamente mais unidos ao tech. Logo, é fundamental se ajustar à modernização, juntamente com pesquisar bem o local, seus valores e metas, visando maior elaboração, com confiança na fala. “A 1° Temporada de Estágio 2024 disponibiliza possibilidades incríveis para quem deseja encontrar seu lugar no meio laboral. Organize-se e prepare-se. Então, a conquista é garantida!”, finaliza o presidente do Nube.

Serviço: 1ª Temporada de Estágios de 2024 abrirá cerca de 59 mil vagas

Sobre o Nube

Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 15 mil empresas clientes, 22 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 1,2 milhão de estagiários e 50 mil aprendizes no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.

Anualmente, são realizadas 25 milhões de mensagens multi canais e encaminhados 1,2 milhão de candidatos. O banco de dados conta com 6,9 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer, gratuitamente, às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente. Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo disponível na Apple Store e Play Store.

O Nube também está presente nas principais redes sociais: FacebookInstagramTwitterLinkedinVimeo YouTube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.

Seme Arone Junior,  presidente do Nube

Compartilhe

Enquete