Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Escolher e manter uma profissão é um grande desafio para muita gente. Sobretudo, fazer a manutenção para essa questão ser bem sucedida também é uma missão. Nesse sentido, o Nube – Estagiários e Aprendizes realizou um levantamento em seu site, entre 27 de novembro e 8 de dezembro, com a participação de 12.738 jovens, de 15 a 29 anos, perguntando: qual a receita para ter uma carreira de sucesso?

O sucesso na carreira é subjetivo

Primeiramente, é preciso destacar como obter êxito é subjetivo. “Cada pessoa terá a sua própria receita, afinal, cada um enxergará o ‘sucesso’ da sua maneira”, iniciou Gisele Trindade, analista de Treinamento & Desenvolvimento do Nube. Todavia, ela aponta como existem algumas regras básicas. Veja: 

  • Autoconhecimento: conheça seus pontos fortes e aqueles para desenvolvimento. “Uma boa dica é utilizar a matriz SWOT para te ajudar a identificar esses aspesctos”, ressalta Gisele.
  • Lifelong learningaquela máxima “conhecimento ninguém te tira” é verdadeira. Além disso, o aprendizado é contínuo e nunca é tarde para começar. “Estude todos os dias, principalmente sobre o seu nicho desejado”, acrescenta. 
  • Persistência: independentemente do campo de atuação, a trajetória sempre terá episódios de fracasso. “Aprenda com seus erros e não desista dos seus objetivos”.

Dessa forma, Gisele aconselha: “se algo der errado, pare, analise e tente retroprojetar suas metas”. Ademais, lembre-se dos grandes personagens da história, muitos erraram por diversas vezes e fizeram novamente até alcançar seu “sucesso profissional”.

Conforme o levantamento do Nube, cerca de 40% acreditam no aprendizado contínuo

Como destacado, aprender de forma contínua é a melhor estratégia para sempre estar por dentro. Essa, inclusive, é a opinião de 29,70% (3.783) dos respondentes, os quais buscam investir em treinamentos técnicos sobre sua área. “Caso deseje se tornar um especialista, sua evolução deverá ser constante, não pare de estudar, faça cursos relacionados e treinamentos específicos”, recomenda a especialista do Nube. 

Para ela, o ideal é juntar a premissa de 11,43% (1.456), os quais focam em desenvolver suas soft skills com as hard skills. “O esforço consiste em investir nas competências comportamentais e nas habilidades técnicas. Assim, você poderá se tornar um expert completo”, afirma Gisele. 

Afinal, essas aptidões, aprimoradas principalmente em situações sociais, moldam um cidadão singular, ainda mais quando colocado em um cenário coletivo. “Não existem certas ou erradas, mas sim aquelas alinhadas com seus objetivos. Para conquistar resultados, você deverá ter esse know how muito bem trabalhado”. 

Porém, algumas delas são indispensáveis. “Posso citar a inteligência emocional, por estar ligada ao seu autoconhecimento e a capacidade de controlar suas emoções. A proatividade também é fundamental, pois mostra como você tem iniciativa para solucionar problemas de forma ágil. Também quero destacar a criatividade, porque ser inovador é um grande diferencial no mundo corporativo”, aconselha Gisele. 

Estar atento às demandas do dia a dia é o foco de aproximadamente 48% 

Conforme as estatísticas, 24,27% (3.092) dos participantes procuram aceitar os desafios empresariais e superá-los. “Hoje, o mercado considera importante a iniciativa, assumir responsabilidades e se dedicar do início ao fim em cada tarefa. As organizações valorizam muito profissionais com esse perfil, promovendo a conquista de cada vez mais espaço e alcançando melhores posições”, adiciona a expert do Nube. Já 23,87% (3.040), também concordam com isso, para eles ter dedicação nas atividades é o foco principal. 

Cultivar um relacionamento profissional é essencial para o profissional de sucesso 

Por fim, 10,73% (1.367) dos entrevistados apontam a importância de cultivar um bom relacionamento profissional. “Trabalhar em um ambiente seguro, positivo e colaborativo faz a diferença, as pessoas ficam mais motivadas a produzir e dão o seu máximo. Por isso, desenvolver a competência de trabalho em equipe torna-se essencial em muitas situações do dia a dia”, salienta Gisele. 

Dessa forma, também é imprescindível prestar atenção às relações interpessoais, principalmente no espaço laboral. “Saber trabalhar com as pessoas, atuando de forma colaborativa e garantir um bom clima organizacional pode ser fator primordial para se destacar”, finaliza. 

Sobre o Nube

Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 15 mil empresas clientes, 22 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 1,2 milhão de estagiários e 50 mil aprendizes no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.

Anualmente, são realizadas 25 milhões de mensagens multi canais e encaminhados 1,2 milhão de candidatos. O banco de dados conta com 6,9 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer, gratuitamente, às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente. Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo disponível na Apple Store e Play Store.

O Nube também está presente nas principais redes sociais: FacebookInstagramTwitterLinkedinVimeo YouTube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.

Fonte: Gisele Trindade, analista de Treinamento & Desenvolvimento do Nube

Compartilhe

Enquete