Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Uma coisa é certa: projetar o futuro é fundamental para começar a traçar metas desde o presente. Assim, torna-se possível alcançar sonhos e desfrutar de melhores oportunidades no amanhã. Nesse sentido, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios realizou um levantamento em seu site, entre 3 e 14 de março, contando com a participação de 28.093 jovens de 15 a 27 anos, perguntando: “como você se vê daqui a cinco anos?”. Como resultado, foi observado uma tendência.

A maior parte dos respondentes projetam um futuro de realizações na carreira


Conforme a pesquisa, 37,32%, ou 10.483 dos votantes, vislumbram nos próximos cinco anos já estarem realizados em suas respectivas carreiras. Para o Analista de Treinamento e Desenvolvimento do Nube, Hugo Domenech, é crucial olhar para frente. “Projetar seu futuro profissional significa ter uma visão clara de seus objetivos e traçar um bom plano para alcançá-los”, comenta. Assim, ao fazer esse exercício, é possível elucidar vários pontos. “A identificação de habilidades importantes para a sua área, a procura de oportunidades de desenvolvimento e a criação de uma rede de contatos dependem disso. Ou seja, pondere: onde deseja estar no futuro e quais medidas você deve tomar para chegar até lá”, aconselha. Isso também ajuda nas decisões, para escolher as mais certeiras mediante seus propósitos.

Investir em longlife learning é a melhor opção para o futuro


Para 22,08% ou 6.404 dos indivíduos, sem dúvida, ainda estarão estudando e investindo em suas próprias formações. Afinal, adotar o longlife learning é a melhor alternativa para quem quer permanecer em destaque no mercado. “A inovação é a necessidade do momento para muitas companhias e sem conhecimento, não é possível atingi-la”, pontua Domenech.


Além do mais, os tempos mudaram, principalmente com a pandemia. “As ocupações do passado eram mais estáveis, você trabalhava a vida inteira em uma mesma corporação, até se aposentar. Hoje, o mundo empresarial passa por transformações muito mais aceleradas. Portanto, manter-se atualizado é vital, ao ponto da competência ‘aprender a aprender’ ser apontada como uma das principais habilidades laborais”, explica.

Para realizar sonhos profissionais, é preciso traçar metas e ter um bom planejamento


Já 20,70% ou 5.814 dos participantes, o principal plano é estar atuando na empresa dos seus sonhos. Para isso, o Analista de Treinamento e Desenvolvimento do Nube traz uma observação. “Não se sobe uma escada com uma pernada só. Uma meta profissional deve ser fracionada em várias etapas menores, anuais, mensais, semanais e, às vezes, até diárias”, afirma.


Dessa forma, para montar um bom planejamento é preciso focar em pequenas tarefas. “A projeção só promoverá satisfação se for factível e concluir esses objetivos menores propaga a sensação de realização, deixando seu sonho cada vez mais próximo”, aconselha. Portanto, lembre-se: um passo de cada vez.


Todavia, como citado, o mundo está em constante modificação para todas as áreas. “Nem sempre é possível antecipar tudo. A vida é imprevisível e podem haver mudanças em seu caminho profissional. No entanto, ter um plano pode ajudá-lo a se preparar para as incertezas e ajustar sua trajetória conforme necessário”, acrescenta Domenech.

Para crescer na carreira, é fundamental investir em si mesmo!


Por fim, 8,99% ou 2.525 participantes do estudo apontaram o desejo de ocupar um cargo de liderança. Essa vontade também deve constar no cronograma de carreira, para te colocar em sintonia com suas aspirações e a veracidade do mercado. “O planejamento precisa de conhecimento”, afirma o especialista. Assim, ele listou alguns pontos para prestar atenção:


– Pesquise vagas com relação a sua carreira profissional e os seus desejos do futuro; – Invista nas hard e soft skills mais requisitadas corporativamente; – Qualifique-se constantemente para estar alinhado com as tendências;- Tenha metas de curto, médio e longo prazo; – Faça networking com experts do segmento pretendido.
Como consequência, tenha mais assertividade nas suas ações. “Tudo isso lhe dará insumos para desenhar com segurança seu plano de crescimento profissional. Afinal, nenhum objetivo é ambicioso demais, só não foi planejado adequadamente”, finaliza Domenech.


Fonte: Hugo Domenech, Analista de Treinamento e Desenvolvimento do Nube.Serviço: como você se vê daqui a cinco anos?


Sobre o Nube
Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 15 mil empresas clientes, 22 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 1,2 milhão de estagiários e 50 mil aprendizes no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades. Anualmente, são realizadas 25 milhões de mensagens multi canais e encaminhados 1,2 milhão de candidatos. O banco de dados conta com 6,9 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer, gratuitamente, às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente. Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo disponível na Apple Store e Play Store.
O Nube também está presente nas principais redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo e YouTube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.

Compartilhe

Enquete