Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A inovação é um aspecto essencial quando se trata do meio corporativo. Isso porque, o principal objetivo das empresas, em qualquer segmento, é alcançar um alto nível de crescimento e ser destaque entre os demais nomes. Logo, para conquistar esse espaço, promover uma atmosfera de descobertas e desenvolvimento deve ser parte da cultura organizacional. Nesse sentido, existem cargos, como o estágio, responsáveis por incentivar esse aspecto na equipe. Então veja, nesta matéria, a importância de gerar novidades a partir do estímulo ao time. 

Entenda mais sobre o conceito de inovação 

Esse conceito é explicado como a exploração de uma ideia inédita. Ou seja, o ato de transformar uma sugestão em algo real, um negócio, produto, processo, para revolucionar. A iniciativa de mudar não precisa ser construída do zero para se encaixar nessa classificação, mas a melhoria de um item ou ação já existente também é válida. Assim, dentro das companhias, elas geram inúmeras vantagens. Confira: 

Aumento do desempenho financeiro: de acordo com o Boston Consulting Group, as entidades com investimento em inovação têm uma taxa de crescimento de 14% em suas receitas. Enquanto aquelas com menos aplicação nisso têm uma porcentagem de expansão de, apenas, 3%.

Sobrevivência no mercado: conforme um estudo da McKinsey & Company, essa condição é essencial para a sobrevivência das organizações. As marcas sem essa preocupação correm o risco de serem ultrapassadas pela concorrência e perderem relevância no mercado.

Mantém os colaboradores engajados e satisfeitos: quando os colaboradores são ouvidos e suas sugestões são efetivamente consideradas, eles enxergam o seu potencial e a participação efetiva no funcionamento da corporação. Logo, ficam mais engajados para contribuir e cumprir com as suas atribuições, para assim, serem reconhecidos novamente. 

Em suma, esse comportamento também é um grande influenciador quando se trata de expandir os lucros. De acordo com a Towers Perrin Research, as empresas com funcionários motivados têm margens de lucro líquido 6% mais altas quando comparadas com as demais. 

A contratação de estagiários pode contribuir com a presença do clima de inovação 

O ato educativo escolar supervisionado, como determina a própria lei n° 11.788/2008, é voltado apenas para estudantes, sejam eles do nível médio, técnico ou superior. O intuito é incluir pessoas em início de carreira para experienciar o cotidiano de suas respectivas áreas de estudo. Assim, a entrada de talentos com vontade de aprender combinada as suas referências acadêmicas frescas, tem potencial para promover esse clima de renovação. Afinal, existe uma grande vontade de demonstrar a sua capacidade e provar o seu valor na nova posição. 

Algumas atitudes conseguem instaurar o clima de inovação com mais propriedade na dinâmica corporativa

Para auxiliar as instituições na implementação de uma cultura de inovação eficiente, Alexandre Della Volpe Elias, CMO do Grupo Rcell, elencou os processos fundamentais para as companhias realizarem práticas nesse sentido: 

infográfico

1.Defina a cultura de inovação para sua empresa: após compreender a importância desse método para o desenvolvimento é preciso ter clareza sobre o objetivo a ser alcançado por meio dessa condição. Para isso, é necessário compreender os valores da companhia e de qual forma isso impacta a equipe do local como um todo.  

2.Fomente a criatividade: outro passo importante é estimular os colaboradores para apresentarem insights, lembrando sempre como a qualidade e a confiança nas pessoas é o pré-requisito para a criatividade e o não conformismo. Essa ação pode ser feita por meio de palestras, treinamentos, dinâmicas, ou outras envolvendo a troca de ideias e a geração de soluções.  

3.Dê espaço para a experimentação: permita o quadro a experimentar novas ideias e métodos. Mesmo quando algumas delas não forem bem-sucedidas, reforce o valor presente na proatividade de trazer sugestões. 

4.Encoraje a colaboração: como dito anteriormente, a colaboração é um passo imprescindível para alcançar essa condição. Então, é preciso incentivar a troca de ideias e o trabalho em conjunto, independentemente da hierarquia ou do cargo. Além disso, incentive seus profissionais e colegas a realizarem essa troca ao longo do dia a dia, reforçando a relevância de uma comunicação construtiva. 

5.Incentive trabalho em grupo: o velho ditado “duas cabeças pensam mais quando comparadas a uma”, permanece até os dias de hoje, fazendo sentido. Para se ter uma equipe criativa, as tomadas de decisões são mais precisas a partir do conhecimento coletivo e opiniões sinceras do grupo.  

6.Forneça feedbacks saudáveis e sinceros: eles são o ponto de partida da criatividade e inovação, onde o time refaz os processos para entender o potencial da ideia central e ajustá-la, ou se preciso reajustá-la, até o objetivo visado ser conquistado.

7.Celebre as inovações: por fim, é relevante reconhecer e celebrar os feitos, independentemente do seu tamanho. Isso incentiva a todos darem continuidade na busca por vias criativas e revolucionárias. Também, vale reconhecer os responsáveis pelas ações. Afinal, se alcançaram um bom resultado é porque a missão foi comprida. Portanto, desenvolver esse aspecto nos empreendimentos pode ser um desafio, mas é fundamental para o sucesso e para a sobrevivência do negócio em um mercado cada vez mais competitivo.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Tem novidade na área! A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube apoia e busca pela constante inovação do mercado de trabalho!

Compartilhe

Enquete