Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Uma coisa é certa: o empreendedorismo já mudou a vida de milhares de brasileiros, entre estagiários, aprendizes e efetivos. Segundo uma pesquisa do Nube, 52,9% dos jovens pensam na possibilidade de abrir o próprio negócio no futuro, mas estão em busca de mais experiência antes dessa decisão. Isso porque é um caminho desafiador, porém com grandes perspectivas. Sendo assim, descubra dicas relevantes e fique por dentro do assunto!

Abrir o próprio negócio é tão desafiador quanto engrandecedor 

Ainda conforme o estudo do Nube, dos 17.483 entrevistados, 17,5% consideram a possibilidade, pois querem mais tranquilidade e controles sobre a própria vida. Já 14,5% sente explicitamente a vontade de não trabalhar para ninguém. Ou seja, esse caminho pode ser visto como uma tendência para o amanhã.

Para Larissa DeLucca, CEO (Chief Executive Officer) da Negócios Acelerados e diretora da Fundação Mulheres Aceleradas, essa atividade tem se tornado comum. “Raramente é a primeira escolha profissional de quem está começando uma carreira, seja pela falta de vivência, conhecimento, oportunidade ou até por geralmente buscarem primeiro estabilidade antes de embarcar nesse mundo”, comenta.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Brasil é o 7º país com o maior número de empreendedores do planeta. Com 9,9% de sua população trabalhando dessa forma, o levantamento mostra: 14 milhões de brasileiros possuem suas próprias empresas. “Pode ser a alternativa para muitos com desejo de ter uma vida próspera, feliz e independente”, ressalta Larissa. 

Todavia, nunca é tarde demais para começar uma marca e toda bagagem é essencial para te preparar para esse momento. “Porém, precisamos começar a implantar medidas para preparar os empreendedores do futuro, pensando em uma nação de inovações para realmente ajudar o povo, com produtos, serviços e tecnologias”, pontua a CEO da Negócios Acelerados. 

Quer saber mais? Leia: deseja empreender em 2023? Veja como ter sucesso!

Entenda mais sobre educação empreendedora e como isso pode mudar o futuro do Brasil 

É fato como a educação é a base para um amanhã mais promissor. Contudo, mudanças na sociedade tomam tempo e investimentos. Por isso, para fazer um ambiente mais empreendedor é preciso de medidas implementadas a longo prazo. “O primeiro passo é trazer essas noções desde a infância, mostrando o valor do dinheiro e a importância do esforço individual”, afirma Larissa. 

Dessa forma, é possível preparar as crianças com situações realistas, de modo a enfrentarem sua fase adulta com mais consciência. Em primeiro momento, esses aspectos devem ser colocados de forma lúdica, com campanhas e jogos. No entanto, lentamente precisam tomar a real dimensão de seriedade. Afinal, com um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) não se brinca. 

Assim, é preciso emergir o cidadão nesses ideais. “O papel de educar, contudo, não é apenas da família, as escolas e educadores também podem alterar essa cultura. Nos colégios, as crianças devem ter mais contato com os princípios de empreender, conhecer a história de grandes executivos, fazer dinâmicas na sala de aula. Mais para a frente, podem aprender conceitos básicos de economia e testar suas próprias ideias em negócios”, apresenta a diretora da Fundação Mulheres Aceleradas. 

O principal intuito é mostrar como esse trajeto é tão válido quanto as outras carreiras, tratando como uma alternativa viável para a vida. Assim como destaca Larissa: “com tanta gente empreendendo, é fundamental mostrar para as futuras gerações como essa jornada é uma opção, mas sem o aprendizado adequado ela é dificultada.” 

Além disso, ter apoio da família e dos amigos próximos é essencial para superar os obstáculos. “Erros são comuns nas trajetórias de qualquer profissional, nos resta levantar e tentar novamente. Isso também vale para os jovens, é normal ter medo de falhar, mas é preciso se reerguer e tentar de novo, só assim aprendemos a ser melhores na prática”, finaliza Larissa. 

Curtiu a ideia? Veja também: é possível empreender sozinha?

Quero abrir meu negócio! Como construir uma marca de sucesso na Internet? 

Com a pandemia, a expansão do e-commerce se tornou evidente, ganhando grande repercussão para girar a economia. Contudo, aprender a vender on-line se tornou necessário e um grande diferencial para as companhias de sucesso, como um divisor de águas. Segundo Raysa Thebaldi, CEO da Água Azul, existem métodos para levar ao êxito quando esse assunto vem à tona. 

Em 2022, a empresária teve 200% de lucro com algumas técnicas para explorar a dimensão virtual a fim de alavancar os resultados. “É preciso ter conhecimento mínimo pelo produto, gostar do tema para saber se posicionar e comunicar com seu público”, ressalta Rayssa.

Outro ponto essencial é visto nas redes sociais, é fundamental utilizá-las como ferramenta de interação, construção de rede, criando assuntos interativos de desejo. “Mostrar os bastidores é sempre uma boa ideia para conectar as pessoas e fazê-las se inspirarem, despertando o interesse pela proximidade dos clientes”, pontua. 

Dessa forma, é imprescindível ter cuidado com seus posts, um exemplo é evitar compartilhar apenas suas mercadorias, como uma vitrine. “A rede social é cansativa e o maior ativo do mundo hoje é a atenção. Como produzir conteúdos de qualidade? Ninguém gosta de vender produto o tempo todo”, alerta. 

Além disso, o investimento em um site precisa ser calculado e pensado conforme uma estratégia ampla. Afinal, é crucial estudar sobre tráfego e compreendê-lo. “Entenda a sua plataforma, navegue nela como se fosse o seu cliente para buscar a melhor experiência de compra, clareza e facilidade, se coloque no lugar do seu público sempre”, pontua a CEO.

Por fim, para sempre estar por dentro das novidades, o Nube é seu aliado! Também acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado e evoluir diversas habilidades. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Ao deixar as notificações ativas, você não perde nenhuma novidade! 

O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! Conte conosco!

Compartilhe

Enquete