Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O ENEJ - Encontro Nacional de Empresas Juniores, maior evento de empreendedorismo jovem do mundo, acontece, este ano, na cidade de Maceió/AL, de 18 a 21 de agosto. Com uma previsão de atrair mais de cinco mil jovens de todo o Brasil, a edição 2022 do festival será realizada em formato híbrido, acontecendo em Maceió e sendo transmitido online para todo o país.

Promovido pela Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) desde 1993, em 2022 é organizado em parceria com a Federação de Empresas Juniores do Estado de Alagoas - FEJEA. O encontro tem como objetivo difundir e reforçar a importância da cultura empreendedora no Brasil, reunindo jovens para reconhecer os avanços e resultados já atingidos pelas empresas juniores, assim como capacitar e debater soluções inovadoras para o restante do ano de 2022.

Segundo a presidente executiva da Brasil Júnior, Beatriz Nascimento, é fundamental provocar nos jovens a vontade de empreender as mudanças que eles querem ver no país. “Formar, por meio da vivência empresarial, lideranças comprometidas e capazes de transformar o país em um Brasil empreendedor é algo que deve começar cedo e gera frutos para toda a sociedade”, diz.

No Brasil, o jovem, tradicionalmente, ainda empreende muito pouco. Um estudo realizado pelo Sebrae em 2021 mostra que a faixa etária entre 18 e 24 anos é a que menos se arrisca a abrir um negócio próprio, representando apenas 6,8% dos empreendedores do país. Mas, de acordo com uma pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (NuBe), a postura empreendedora construída a partir das experiências nas empresas juniores é algo que se destaca e permanece na formação pessoal e profissional dos jovens, sendo um potencializador para a carreira e um diferencial para que eles encontrem espaço no mercado de trabalho.

O estudo mostra que, entre 2019 e 2020, 52,98% dos estudantes que fizeram parte do movimento de empresas juniores conseguiram uma vaga de emprego em até três meses depois de formados, contra apenas 14,87% dos recém-formados que não passaram por essa experiência. “As empresas juniores proporcionam para os alunos a oportunidade de gerir projetos e pessoas vivenciando situações do mundo corporativo com clientes reais, complementando sua formação teórica na universidade”, destaca Beatriz.

A programação do ENEJ’22 contará com mais de 60 palestras, sendo as magnas transmitidas pela Internet para os inscritos, com temas diversos como: negócios, diversidade e inclusão, inovação, carreiras, mercado de trabalho, entre outros, ministradas pelo time da Brasil Júnior, apoiadores e parceiros. Além das palestras serão realizados shows e apresentações com artistas locais. A programação completa está disponível no link.

Atrelado ao ENEJ, acontecerá o Empreenda Alagoas, iniciativa que visa o apoio a empresas em dificuldades, localizadas no estado-sede do evento, que receberão consultoria gratuita das mais de 1.500 empresas juniores do país. O evento será presencial no dia 15 de agosto, em Maceió/AL.

A edição 2022 do encontro tem o apoio da Prefeitura de Maceió, das Secretarias Municipais e do SEBRAE-AL. O ENEJ’22 também contará com a presença de grandes empresas, como Bradesco, Ambev, CropLife Brasil, Falconi, Grupo Boticário, Bunge, Unimed, Nestlé, Alpargatas, XP Inc., Azul, Lojas Renner s.a, Americanas s.a, Stone e Raízen.

ENCONTRO NACIONAL DE EMPRESAS JUNIORES

Quando: de 18 a 21 de agosto

Horário: 18/08 das 19h às 22h e nos demais dias das 10h às 22h

Local: Rua Sá e Albuquerque, no bairro de Jaraguá, Maceió- AL

Brasil Júnior

A Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) é uma organização sem fins lucrativos cuja principal missão é representar e potencializar o Movimento Empresa Júnior (MEJ) como agente de formação de lideranças comprometidas e capazes de transformar o país em um Brasil Empreendedor. Em 2021, o MEJ foi responsável pela formação empreendedora de cerca de 33 mil jovens espalhados pelo país e pelo faturamento de R$ 71 milhões, dinheiro que é 100% investido na formação dos membros.

Compartilhe

Enquete