Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A maior parte dos brasileiros, cerca de 56,1%, se declara como preta ou parda, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Pnad, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Mesmo sendo maioria na nação, o cenário de desigualdade construído aos mais de 300 anos de escravidão são sentidos até hoje. No contexto corporativo, não é diferente.

Ainda de acordo com a Pnad, em 2019, a taxa de desemprego geral chegou a 13,3%. Entretanto, para os pretos chegou a 17,8% e pardos 15,4%, enquanto para os brancos, 10,4%. A informalidade também atingiu 47,4% dos negros naquele ano e 34,5% dos trabalhadores brancos.

Tendo isso em vista, é papel da sociedade e das instituições, tanto públicas, quanto privadas, encontrarem maneiras de garantir a equidade de oportunidades para essa grande parcela de indivíduos. Assim, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios desenvolveram a palestra Inclusão Racial: programas de estágio e redução das desigualdades.

O evento será on-line e gratuito, no dia 17 de agosto de 2021, das 15h às 17h. O projeto é destinado a empresas e profissionais paulistanos com interesse em debaterem o tema e encontrarem estratégias para garantir a igualdade. Serão abordados os seguintes tópicos:

Contextualização histórica sobre pessoas negras no Brasil;
Discussão sobre políticas de diversidade racial no mercado de trabalho;
Legislação atual;
Divulgação do Selo Igualdade Racial*.

A missão do selo é reconhecer instituições privadas da cidade de São Paulo cujo quadro de profissionais contratados contemple, ao menos, 20% de pessoas negras, distribuídas em hierarquias e funções, podendo considerar inclusive aquelas com vínculo terceirizado. A intenção por trás disso é incentivar a adoção de políticas afirmativas no âmbito do trabalho, a promoção da integração étnico-racial e reparação histórica à população negra, a mitigação e eliminação gradual de atos discriminatórios e a igualdade material de oportunidades.

De acordo com o coordenador de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Daniel Almeida Santos, dialogar sobre a contratação, permanência e ascensão de profissionais negros(as) representa o atendimento a diretrizes nacionais e internacionais de desenvolvimento. “A formação proposta destina-se à sensibilização humana e ao aperfeiçoamento em temas para condicionar a sustentabilidade dos negócios no quesito equidade racial, fator determinante ao progresso das instituições públicas e privadas”, explica.

Para a analista de treinamento e desenvolvimento do Nube, Skarlett Oliveira, o papel do Nube nesse tipo de iniciativa pode colaborar com a sociedade. “Nós, como agente de integração, temos o dever de contribuir para a inserção de jovens negros no mercado de trabalho”, conta.

As políticas afirmativas internas adotadas também servem de indicação para os clientes e parceiros. Assim, empresas com interesse em facilitar o início da carreira dessa parcela da população já podem pensar nesse processo com um olhar favorável à diversidade. “Os programas de estágio e aprendizagem são ferramentas excelentes pois, além de complementar a formação profissional iniciada na universidade ou escola, garante renda a esses brasileiros", conclui Skarlett.

Conheça os palestrantes:

Daniel Almeida dos Santos - Coordenação de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

Mestre em Políticas Públicas (Universidade Federal do ABC) e bacharel em Direito (Universidade Presbiteriana Mackenzie), com especialização em Poder Legislativo e Democracia no Brasil (Escola do Parlamento - CMSP) e Direito Eleitoral e Processual Eleitoral (Escola Paulista da Magistratura). Atua como Coordenador de Promoção da Igualdade Racial na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo. Desde 2014, trabalha na Prefeitura de São Paulo, com ênfase na implementação de políticas públicas à população negra.

Elisa Lucas Rodrigues - Secretária Executiva Adjunta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Formada em Letras, foi Presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo e Coordenadora de Políticas para População Negra e Indígena da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Atualmente, é Secretária Executiva Adjunta de Direitos Humanos e Cidadania, responsável pela pauta de promoção da igualdade racial na cidade de São Paulo.

Para se inscrever, basta acessar o site do evento.

Serviço:
Palestra Inclusão Racial: programas de estágio e redução das desigualdades
Dia 17 de agosto - das 15h às 17h
Inscrições e mais informações:
www.nube.com.br/eventos/2021/07/13/inclusao-racial-programas-de-estagio-e-reducao-das-desigualdades

Sobre o Nube
Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 12 mil empresas clientes, 18 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 980 mil pessoas no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.

Anualmente, são realizadas 23 milhões de mensagens multi canais e encaminhados 1,1 milhão de candidatos. O banco de dados conta com 6,4 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente. Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo disponível na Apple Store e Play Store.

O Nube também está presente nas principais redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo e YouTube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.

Compartilhe

Enquete