Quem já passou pela fase transitória entre vida acadêmica e inserção no mercado de trabalho sabe que conseguir o primeiro emprego pode não ser uma tarefa fácil. De acordo com uma pesquisa feita com 8.465 participantes pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), a crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19 teve efeito negativo, também, na inserção de recém-formados no mercado de trabalho.

Segundo a pesquisa, apenas 14,87% das pessoas formadas entre o fim de 2019 e o início de 2020 conseguiram trabalho na área de atuação nos primeiros três meses de formados. Os dados da pesquisa anterior, de 2014/2018, revelavam uma parcela de 27,02%. Assim, essa tarefa, que já não era das mais fáceis, se tornou ainda mais difícil.

Apesar disso, a área de tecnologia —  que já vinha crescendo nos últimos anos como demonstram dados da pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Empresas de Software de 2019, que aponta um crescimento de 9,8% da área no país durante o ano anterior — continua aumentando e chegou a ser de 14,1% em 2020 e 46,2% em 2021, de acordo dados do Banco Nacional de Empregos (BNE). A tendência é que esses números continuem crescendo, principalmente com as mudanças trazidas pela pandemia.

Carreiras na área de tecnologia

Embora a taxa de desemprego no país tenha aumentado em decorrência da crise, a área de tecnologia foi fortalecida, visto que a pandemia acelerou o processo de digitalização que já vinha despontando como fenômeno mundial. A busca por profissionais qualificados é grande no Brasil: somente em janeiro de 2020, foram abertas mais de mil vagas de emprego na área. Estima-se, ainda, que, até 2024, haverá uma demanda de cerca de 420 mil novos técnicos.

Uma vez que a digitalização global não é algo passageiro e tende a evoluir cada vez mais, empresas iniciaram, desde já, uma corrida na construção de planos de carreira para pessoas da área, principalmente nos setores de engenharia e desenvolvimento de softwares, dados ou mesmo segurança — os mais procurados.

Conheça a startup paranaense vhsys

Diversas startups também estão nessa busca, já que este tipo de negócio — que triplicou no país entre os anos de 2015 e 2019, segundo a Startupbase — necessita de profissionais qualificados da área de tecnologia. Dentre elas, está a vhsys, empresa paranaense focada em ajudar pequenos empreendedores através de um sistema online de gestão empresarial.

Para Cleverton Crusara, Gerente de Desenvolvimento da vhsys, a equipe de DEV tem um papel fundamental na startup. “Atualmente, os times de tecnologias têm uma grande importância atrelada ao crescimento da empresa, pois a tecnologia é um meio que auxilia a impulsionar ações de automação de atividades e geração de insight para as devidas tomadas de decisões, trazendo assim resultados com maior eficácia para a companhia”, comenta.

Saiba mais sobre o time de desenvolvimento da vhsys:

Com o objetivo de aumentar a equipe de desenvolvedores, a vhsys, disponibiliza as oportunidades da área no site e também lançou, em Maio de 2021, o , Programa de Seleção de Novos Talentos da vhsys, realizado em parceria com instituições universitárias, destinado a estudantes dos cursos de tecnologia, que promove capacitação para os participantes, imersão e networking, além de vários desafios com os conhecimentos adquiridos. Após o treinamento, a empresa faz uma seleção dos talentos que se destacaram para entrevista com os gestores das áreas de tecnologia. A próxima edição do programa está prevista para o segundo semestre de 2021.

Além da busca por novos talentos, a startup deseja proporcionar crescimento pessoal e profissional aos seus colaboradores através de um ambiente que os estimulem a serem sempre melhores.

"Até então eu não gostava da faculdade que eu fazia e a vhsys me proporcionou uma oportunidade muito grande na área. Eu fiz Análise e Desenvolvimento de Sistemas e hoje trabalho com análise de dados", conta Vitor Vilela, analista de dados na vhsys.

Segundo ele, a empresa o estimulou e ajudou a descobrir o que ele realmente gostava na sua área de estudo. "Mudou minha vida. Eu não fazia ideia e o que me ajudou a entrar nesse meio foi a vhsys", comenta.

Carreira em tecnologia na startup

O intuito da vhsys é proporcionar um plano de carreira onde o colaborador possa crescer e se desenvolver, assim como o coordenador de desenvolvimento Maurício Lang: "Eu comecei aqui quando a empresa era bem pequena, éramos em quatro pessoas só. Pude presenciar o seu crescimento desde que o software era bem pequeno e pude desenvolver bastante coisa aqui na vhsys", conta.

Segundo ele, o ambiente de trabalho o motiva diariamente. “Nenhum dia é igual ao outro, cada dia tem um desafio, uma conquista e uma oportunidade diferente. Então, esse ambiente é o que eu mais gosto da vhsys, é saber que hoje eu terei uma oportunidade diferente da que eu tive ontem pra me motivar e melhorar meu conhecimento”, explica Lang.

Considerada pelo Great Place to Work como uma das melhores empresas para se trabalhar, a vhsys foi certificada em 2021 com o selo Great Place to Work® Brasil pelo quarto ano consecutivo!

Compartilhe